Alguns estabelecimentos vão funcionar em horário diferenciado nesta sexta - Divulgação / Carioca Shopping
Alguns estabelecimentos vão funcionar em horário diferenciado nesta sextaDivulgação / Carioca Shopping
Por Bernardo Costa

Rio - Mesmo diante do elevado desemprego, as vagas temporárias de trabalho aumentam nos três últimos meses do ano. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou uma projeção de 72,7 mil oportunidades no país, concentradas nas áreas de vestuário (47,9 mil) e de hiper e supermercados (11,5 mil). Uma tendência, aliás, que já está sendo seguida pelas empresas no estado, com a abertura de cerca de 2 mil vagas.

A Lojas Americanas, por exemplo, abriu 600 vagas na capital. Os shoppings também anunciaram oportunidades. Ao todo, as administrações dos centros comerciais estimam 1,3 mil vagas no Carioca Shopping, West Shopping, Passeio Shopping, Caxias Shopping e Shopping Grande Rio nos cargos de vendedor, estoquista, operador de caixa e atendente de lanchonete (veja mais abaixo).

Segundo a CNC, as contratações devem se intensificar em dezembro, às vésperas das festas de fim de ano. "O varejo vem adiando ao máximo as contratações para não elevar desnecessariamente seus custos em um ambiente de queda ou desaceleração das vendas. Setores e regiões menos dinâmicos deverão avaliar o movimento nas lojas e possivelmente contratar de acordo com a sua necessidade. Teremos contratações na primeira quinzena de dezembro", projeta Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC.

Os supermercados vão abrir cerca de 11,5 mil vagas de trabalho temporário no país - Divulgação

Embora a instituição aponte queda de 1,7% no número de vagas temporárias em relação ao ano passado, há projeções otimistas no mercado. A Luandre Soluções em RH, empresa de recrutamento e seleção, estima um aumento de 30% no número de vagas nas 200 empresas que atende. As contratações começam agora. "Entre outubro e novembro, a entrada de vagas para o varejo é muito expressiva", prevê Fernando Medina, Diretor de Operações da Luandre.

Já a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) projeta um acréscimo de 10% nas contratações temporárias no país. Segundo o levantamento, a alta é puxada pelos setores da indústria e empresas dos segmentos farmacêutico, alimentar, químico e agroindustrial. "Nesses momentos de crise, fica difícil para as empresas investirem em despesas fixas. Por isso, o trabalho temporário é o mais viável para atender de forma rápida a demanda por mão de obra", explica Michelle Karine, presidente da Asserttem.

No e-commerce, o pico de vendas ocorre em novembro, na Black Friday. Diretor de logística da Infracommerce, Luiz Vergueiro diz que o consumo força a demanda por auxiliares de armazém, que separam e embalam os produtos no estoque. "No e-commerce, estão havendo mais contratações do que no varejo tradicional", garante Vergueiro.

CARIOCA SHOPPING - Estimativa de 700 vagas no shopping de Vicente de Carvalho. Idade mínima de 18 anos e Ensino Fundamental completo. Currículos no site www.cariocashopping.com.br ou entregues nas lojas.

Administração do Carioca Shopping estima a abertura de 700 vagas para trabalho temporário no Natal - Divulgação

PASSEIO SHOPPING - Anúncio de 80 chances. Currículos nas lojas ou pelo e-mail recepcao@passeioshopping.com.br. Também em Campo Grande, há vagas no West Shopping.

NA BAIXADA - No site www.caxiasshopping.com.br, é possível ver chances e cadastrar currículos. Expectativa é de 600 oportunidades. No Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, também há vagas de trabalho.

LOJAS AMERICANAS - São 600 vagas para auxiliar de loja. É preciso ter Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos. Inscrições na Rua do Passeio 56, Cinelândia.

Você pode gostar
Comentários