Programa 'A Hora do Enem' vai ao ar até novembro - Divulgação/Rafael Lima
Programa 'A Hora do Enem' vai ao ar até novembroDivulgação/Rafael Lima
Por O Dia
linguagem descontraída dos youtubers pode ser uma boa aliada para os jovens que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com doses de bom humor e cenário que conjuga elementos do conteúdo escolar com símbolos que remetem à cultura dos adolescentes — um quadro do escritor Lima Barreto, por exemplo, divide espaço com o boneco de um super-herói — o programa ‘Hora do Enem’, da TV Escola, vem colecionando likes e acessos no canal www.youtube.com/tvescola.
Os uploads são diários e trazem o conteúdo dos pogramas que vão ao ar de segunda a sexta-feira na TV Escola, que, no Rio de Janeiro, pode ser sintonizada pela TV aberta (canal 2.3) ou pela NET (canal 15). No YouTube, a principal vantagem é que o material, preparado por educadores, pode ser acessado a qualquer momento.
Publicidade
Diariamente, o apresentador Land Vieira comanda a atração ao lado de um professor convidado. Há, ainda, momentos em que ele recebe um aluno que passou com louvor no exame para dar dicas para os  estudantes. O programa, que estreou em abril, está na sua quarta temporada. As aulas vão até novembro.
Publicidade
“O ‘Hora do Enem’ continua trazendo, com seriedade, as resoluções de questões do exame sem abandonar os elementos de humor. Assim, o aprofundamento dos temas convive em harmonia com os vários personagens que tornam o clima de estudos bem jovem e descontraído”, diz Walmir Cardoso, gerente de conteúdo da TV Escola.

Atividade complementar
Publicidade
Como atividade complementar, os alunos podem resolver questões no site tvescola.org.br/percursos, em que é possível resolver uma questão do Enem e encontrar outras sobre o mesmo assunto.