Flor de lótus - Reprodução de Internet
Flor de lótusReprodução de Internet
Por
Rio - A flor de lótus é uma planta sagrada que floresce sobre a água e tem uma ligação com a espiritualidade em muitas culturas orientais. Tem como significado a pureza espiritual, perfeição, paz, sabedoria e prosperidade.
Publicidade
Cultuada no budismo, hinduísmo e na civilização egípcia, possui a capacidade de limpeza, uma vez que elimina as próprias sujeiras. É como um lírio d’água que firma as raízes na lama de lagos e rios e, ao brotar, quando chega na superfície, floresce. A planta muda de posição ao longo do dia, quando está claro, ela fica sobre a água com as pétalas abertas e, a noite, submerge fechando-as.
Budismo
Publicidade
De acordo com a lenda, ainda criança, Buda deu sete passos na Terra e nos locais por onde passou, uma flor de lótus floresceu. Cada passo representa as etapas da evolução espiritual.
Hinduísmo
Publicidade
De acordo com a crença, os irmãos Fogo, Água, Terra e Ar se reuniram na beira de um lago tranquilo e conversaram sobre os feitos de cada um. Para celebrar essa confraternização, resolveram criar algo belo e harmônico: a flor de lótus.
Egito
Publicidade
A flor representa o nascimento e o renascimento na cultura egípcia. Os faraós veneravam a lótus azul, que era associada ao deus do Sol Rá.