Seleção Brasileira na segunda metade dos anos 90Foto: Gerard Malie/AFP

Por O Dia
Rio - No início da carreira, o ex-jogador Zé Roberto, revelou que sofreu racismo quando conseguiu comprar o 'carro de seus sonhos', sendo parado diversas vezes pela polícia. Revelado pela Portuguesa, em 1994, o ex-meia defendeu a Lusa até 1996, quando se transferiu para o Real Madrid, primeira experiência na Europa.
Em entrevista ao Resenha ESPN Digital, relatou que foi difícil aproveitar todas as conquistas pessoais por conta do preconceito, além de relatar que "era constrangedor".
Publicidade
"Lembro que eu tinha comprado o meu carro dos sonhos, era uma Mitsubishi Eclipse porque o Dener, que era meu ídolo tinha. Infelizmente fiquei com ele muito pouco tempo porque, na época, minha esposa Luciana ainda morava na Zona Leste de São Paulo, onde eu morava antes. Eu tinha mudado para a Penha, perto da Portuguesa, com minha família".
"Eu atravessava a cidade para ir namorar depois do treino e, com o carro da época, chamava muito a atenção. Eu não vou nem contar quantas vezes fui parado pela polícia. Mão na cabeça, não sei o quê. Eu falei: 'quero paz, vou vender'. A gente ri hoje, mas era constrangedor. Imagina eu, que saí da periferia, não poder usufruir de uma realização por preconceito".
Publicidade
Na carreira, Zé Roberto teve passagens também por Flamengo, Bayern Leverkusen, Bayern de Munique, Santos, Hamburgo, Al-Gharafa, Grêmio, Palmeiras e seleção brasileira.