Taça do BrasileirãoLucas Figueiredo/CBF
Brasileirão tem terceira pior média de tempo de trabalho de técnicos, diz estudo
Levantamento com 90 países mostra alta rotatividade de profissionais no país
Um estudo do CIES Observatório do Futebol, grupo de pesquisa e análise de dados, apontou o Brasileirão como o terceiro pior campeonato de primeira divisão quando o assunto é média de tempo de trabalho de técnicos. O levantamento com 90 países apontou que o futebol brasileiro só fica na frente de Arábia Saudita e Bolívia.
O Brasileirão possui média de apenas 163 dias de trabalho para os técnicos dos clubes que disputam a primeira divisão, sendo que 76,5% estão com menos de seis meses de trabalho. A Bolívia tem média de 162 dias (56,3%) e a Arábia Saudita, 156 (56,3%).
Por outro lado, a liga com mais tempo é da Irlanda do Norte, com média de 1.5653 dias de trabalho para os técnicos (sendo 72,7% com mais de dois anos e 9,1% com menos de seis meses), seguida por País de Gales, com 1.348.
De acordo com o levantamento até 1 de março, a média de duração dos técnicos na Europa é de 506 dias, enquanto na América do Sul é de menos de um ano: 303. Entre os 90 países, 20% dos treinadores estão empregados há mais de dois anos no mesmo clube, enquanto 39% estão há menos de seis meses.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.