Rússia cogita deixar Uefa e ingressar na Confederação AsiáticaFoto: Adrian Dennis/AFP

Rio - Apesar de sofrer resistência, a Rússia considera deixar a Uefa e ingressar na Confederação Asiática. A medida seria realizada em resposta às sanções que a entidade está impondo ao país. Em entrevista à televisão estatal russa Match TV, o vice-presidente do Comité de Desportos da Federação, Dmitry Pirog, acredita que esse seja o melhor momento para organizar a mudança.
"Acho que chegou a hora de pensar seriamente em uma possível mudança para a confederação asiática de futebol", afirmou Dmitry Pirog. O ex-pugilista profissional acredita que ainda não está claro para saber quanto tempo durarão as sanções impostas pela Uefa às equipes russas e à seleção nacional.
Em contrapartida, o ex-presidente da Federação Russa, Vyacheslav Koloskov, criticou a mudança e afirmou que "se formos à Ásia, nunca mais voltaríamos à Europa e seria a morte do futebol russo".
A medida inviabiliza a participação dos clubes russos na Liga dos Campões, Liga Europa e Liga Conferência. O país não deve sediar competições reguladas pela confederação e a seleção nacional foi excluída das eliminatórias da Copa do Mundo. Além disso, o time feminino também está fora da fase final da Euro 2022, sendo substituído por Portugal, e não atuará pela etapa de qualificação europeia para a Copa do Mundo Feminina de 2023.