Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Miguel Pupo começaram bem a sexta etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL) e avançaram para as oitavas de final na madrugada deste sábado, em G-Land, na Indonésia. Italo Ferreira e Miguel Pupo também brilharam nas baterias desta madrugada e seguem adiante na competição.
Medina, tricampeão mundial, ganhou um destaque especial porque ficou fora da temporada para cuidar da saúde (física e mental) nos últimos oito meses. Neste sábado, marcou 11,70 pontos para superar o compatriota Samuel Pupo (8,20) e o australiano Callum Robson, 6,14.
Italo Ferreira, atual campeão olímpico, passou por Caio Ibelli (BRA) e por Jake Marshall (EUA) ao marcar 15,16 contra 9,67 do norte-americano e 6,53 do compatriota. Miguel Pupo obteve 12,77 e derrotou na sua bateria o havaiano Barron Mamiya (11,37) e o australiano Connor O´Leary (10,07).
Gabriel Medina sofreu principalmente com problemas particulares desde a Olimpíada de Tóquio em 2021. Neste período, ele se separou de Yasmin Brunet, brigou com o padrasto e técnico Charles Saldanha e também foi questionado por não ter se vacinado contra a covid-19, o que o fez perder uma etapa do Mundial também no ano passado.
"Aprendi bastante durante esse tempo que me afastei das competições. Sinto que estou 100% agora", afirmou Medina ainda antes de entrar na competição.
REPESCAGEM Filipe Toledo foi para a repescagem e enfrentará o compatriota Yago Dora. O atual líder do Mundial marcou 10,80 e ficou atrás do indonésio Rio Waida (11,83) e o norte-americano Nat Young (11,66). Dora, com 11,67, ficou atrás do havaiano John John Florence (13,94), atual vice-líder da temporada. O terceiro da bateria foi Kolohe Andino, dos Estados Unidos, com 7. Caio Ibelli vai enfrentar no mata-mata o sul-africano Matthew McGillivray. Samuel Pupo terá pela frente o veterano Kelly Slater, dos Estados Unidos. Jadson André, que ficou em segundo em sua bateria, encara Barron Mamiya.
DISPUTA NO SURFE FEMININO A única brasileira da etapa é Tatiana Weston-Webb. Atual 10ª. colocada no Mundial, ela fez a melhor pontuação do dia com 15,17 pontos, superando Tyler Wright, da Austrália, que marcou 12,67, e Lakey Peterson, dos EUA, com 9,16.
Confira a classificação do Mundial de Surfe masculino: 1. Filipe Toledo (BRA), com 24.440 pontos
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.