Ansu Fati, do Barcelona, é um dos finalistas ao prêmio 'Golden Boy', de melhor jogador do mundo da categoria sub-21AFP

Foi divulgada nesta sexta-feira (14) a lista com os 20 finalistas do prêmio Golden Boy, que é dado ao melhor jogador do mundo na categoria sub-21. Os indicados foram confirmados pelo jornal italiano "Tuttosport", organizador do evento. A edição de 2022 não conta com nenhum brasileiro ou sul-americano.
Os europeus dominam a lista. Itália e Espanha são os países com mais jogadores entre os finalistas: quatro de cada país. O atacante Marquinhos, do Arsenal, foi o brasileiro que chegou mais longe, ficando entre os 40 semifinalistas.
Entre os indicados estão jogadores do Barcelona como Pedri, último vencedor, Gavi e Ansu Fati. Camavinga é o único representante do Real Madrid na disputa. Outro nome de peso é o meia Jude Bellingham, do Borussia Dortmund, uma das principais revelações do velho continente.
O Golden Boy começou em 2003 e já teve como vencedores grandes jogadores como Messi, Mbappé, Haaland, Pogba, Aguero, Rooney e Van Der Vaart. Os únicos brasileiros a vencerem o prêmio foram Anderson, pelo Manchester United, em 2008, e Alexandre Pato, pelo Milan, no ano seguinte.

Na eleição, cada jornalista envolvido escolhe seus cinco preferidos. A pontuação para o primeiro colocado é de 10 pontos. O segundo leva sete, o terceiro fica com cinco, o quarto, com três, e o quin6to soma apenas um ponto. Só podem ser indicados jogadores sub-21 que atuem nas primeiras divisões europeias.

Veja a seguir, a lista com os 20 jogadores indicados:

Karim-David Adeyemi - Borussia Dortmund/Alemanha
Antônio Silva - Benfica/Portugal
Jude Bellingham - Borussia Dortmund/Inglaterra
Eduardo Camavinga - Real Madrid/França
Fábio Carvalho - Liverpool/Portugal
Ansu Fati - Barcelona/Espanha
Pablo Gavi - Barcelona/Espanha
Degnand Gnont - Leeds/Itália
Ryan Gravenberch - Bayern/Alemanha
Josko Gvardiol - RB Leipzig/Croácia
Fabio Miretti - Juventus/Itália
Jamal Musiala - Bayern/Alemanha
Nico González - Valencia/Espanha
Nuno Mendes - PSG/Portugal
Pedri - Barcelona/Espanha
Giorgio Scalvini - Atalanta/Itália
Benjamin Sesko - RB Salzburg/Eslovênia
Mathys Tel - Bayern de Munique/França
Iyenoma Destiny - Udinese/Itália
Nicola Zalewski - Roma/Polônia