Campeonato Carioca de 2024 começou com grandes erros de árbitros em jogos do Vasco Divulgação

Vasco e Flamengo decidirão em conjunto com a Federação de Futebol do Estado Rio (Ferj) o árbitro que apitará o clássico de domingo (4), às 19h, no Maracanã. A reunião acontecerá nesta sexta (2), às 14h30, na sede da entidade.
Em uma atitude inédita, a Ferj anunciou que o Departamento de Arbitragem apresentará os currículos dos árbitros para que sejam analisados por representantes dos dois clubes. Com base nesses dados, há duas possibilidades.
Vasco e Flamengo podem entrar em um acordo e escolher um árbitro para ser escalado para o clássico. Caso os clubes indiquem nomes diferentes, haverá um sorteio para definir quem apitará a partida.

Polêmicas da arbitragem no Carioca de 2024

A inovação na escolha da arbitragem acontece após duas rodadas seguidas com polêmicas envolvendo o Vasco. No empate com o Bangu em 2 a 2, o Cruz-Maltino teve Jair expulso de forma exagerada em um lance aos 4 minutos, além de outras marcações equivocadas.
Indignada, a diretoria da SAF vascaína reclamou publicamente e enviou ofício à Ferj, que afastou Tarcizo Pinheiro Caetano. Diante do caso, o Campeonato Carioca passará a ter VAR em todos os jogos envolvendo os grandes, a partir da sexta rodada.
Mas o Vasco voltou a ser prejudicado na derrota por 2 a 0 para o Nova Iguaçu, pela não expulsão de dois jogadores do adversário, que deram entrada dura em Rossi. Antes de qualquer reclamação, a federação se antecipou e afastou o árbitro João Marcos Gonçalves Fernandes.