Vini Jr pode ser o primeiro brasileiro a conquistar a Bola de Ouro desde Kaká, em 2007Pierre-Philippe Marcou / AFP
Camisa, Flamengo e mais: as coincidências no dia em que Vini Jr pode vencer a Bola de Ouro
Premiação acontece nesta segunda-feira (28), às 16h (de Brasília), em Paris, na França
O dia 28 de outubro poderá ser histórico para o futebol brasileiro. Afinal, Vini Jr é o grande favorito para conquistar a Bola de Ouro. Ele deve ser o primeiro atleta do país a vencer o prêmio desde 2007, quando Kaká foi eleito o melhor jogador do mundo. Seu possível triunfo nesta segunda-feira, inclusive, é cercado de simbolismo.
Ao desembarcar na Espanha, em 2018, o garoto de São Gonçalo teve o 28 como o seu primeiro número na camisa do Real Madrid. Atuou com ela somente por uma temporada. Porém, obteve bons números em seu primeiro ano pelo time espanhol.
Com a equipe principal e pela secundária dos merengues, Vini Jr somou oito gols e oito assistências em 36 jogos. Mesmo assim, não conseguiu escapar das críticas, seja dos torcedores ou da imprensa espanhola. Nos anos seguintes, contudo, firmou-se, virando, hoje, o principal jogador do clube.
As coincidências não se restringem somente ao Real Madrid. Mesmo do Brasil, Vini segue reforçando seu amor pelo Flamengo, que vem desde criança. A conexão com o Rubro-Negro também mostra como toda a jornada até a premiação, que irá acontecer em Paris, na França, é um roteiro bem escrito.
Isso porque nesta segunda-feira é comemorado o 'Dia do Flamenguista' e o de São Judas Tadeu, padroeiro do clube carioca, que é conhecido por ser o Santo das Causas Impossíveis.
Quando foi vendido, muito duvidou-se da sua capacidade de fazer sucesso na Espanha. Na internet, comentários como "ele não chega a vestir a camisa do Real Madrid" eram recorrentes. Outros o apelidavam de forma depreciativa, já dando como certo de que não iria muito longe. Até mesmo companheiros do mesmo time teriam dito que ele "joga contra".
Apesar de ser o favorito, a disputa pela prêmio não será simples. Os companheiros Bellingham e Mbappé, além de Rodri, do Manchester City, são os principais concorrentes de Vini Jr. Mesmo assim, ele convocou a torcida brasileira para o evento da revista France Football.
"Sempre me apoiaram. Quando cheguei aqui por 18 anos, passei por muitas coisas e sempre trabalhei com a minha família e muitas pessoas que viram o meu processo e entenderam que eu ia evoluir. Que o Brasil possa unir forças. Eu sempre falei numa entrevista que queria que todos os brasileiros torcessem por mim", disse Vini Jr, após marcar um hat-trick na Liga dos Campeões, na última quarta (23).
Caso conquiste a Bola de Ouro, a primeira partida de Vini Jr como o melhor jogador do mundo seria justamente contra o Valencia, no sábado (2), às 17h (de Brasília), no Mestalla, pelo Campeonato Espanhol. O palco do duelo é um dos locais em que o atleta mais sofreu insultos racistas no país europeu.
A vitória na premiação, portanto, coroaria não só sua performance nos últimos anos, quando foi extremamente decisivo, marcando gols que deram duas Liga dos Campeões para o Real Madrid, mas também toda a sua superação dentro e fora das quatro linhas para chegar ao topo do mundo.
*Reportagem do estagiário Lucas Dantas, sob a supervisão de Pedro Logato
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.