Escolas estaduais em Guapimirim voltam a funcionar no sistema híbrido
Ao todo, 259 colégios receberam permissão para reabrir
EE Alcindo Guanabara - Divulgação
EE Alcindo Guanabara Divulgação
Por Izaias França
Três escolas da rede estadual de ensino, em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, tiveram autorização do governo fluminense para funcionar, a partir desta segunda-feira (14/6), no sistema híbrido (presencial e remoto). São elas: Colégio Estadual Alcindo Guanabara, no Centro; Colégio Estadual Cortume Carioca, no Iconha; e Colégio Estadual Professora Alvina Valério da Silva, em Parada Modelo.
Por esse sistema, os alunos – ou seus responsáveis legais, em caso de estudantes menores de 18 anos – poderão optar pelo ensino presencial ou online. Ao todo, 259 colégios estaduais de 41 municípios fluminenses receberam autorização para voltar às atividades por esse novo sistema.
O retorno às aulas acontece após a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro ter mantido bandeira laranja para grande parte das cidades da Região Metropolitana, na última sexta-feira (11), em meio à pandemia de coronavírus (Covid-19). Até esta segunda-feira, estado do Rio de Janeiro, por exemplo, contabilizou 53.015 óbitos e 909.341 casos oficiais. De o início dos casos, em março de 2020, o Brasil já registrou 488.228 mortos, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
O retorno das atividades no atual momento é criticado pelo Sindicado Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe), que emitiu recomendações para a categoria, ao destacar a autonomia administrativa dos diretores dos colégios sobre o funcionamento e o cumprimento de medidas sanitárias e de distanciamento social.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.