Imagem ilustrativa de um RioCard para uso estudantilRioCard - Divulgação

Guapimirim – Idosos a partir dos 65 anos e alunos da rede pública de ensino de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que precisarem pedir o RioCard gratuito poderão fazê-lo (amanhã 13/4), das 8h às 16h, no próprio município. O serviço ocorrerá no Centro de Convivência do Idoso e da Juventude, na Rua Eduardo Garcia nº 10, no Centro, ao lado da Praça da Emancipação.
Para as pessoas da terceira idade será concedido o RioCard Sênior e para os discentes, o RioCard Estudante.
Os alunos que ainda não têm o cartão de gratuidade do transporte público precisam aproveitar a ocasião para requerer o benefício, pois após o dia 15 de abril as empresas de ônibus que circulam em Guapimirim poderão não transportá-los mais sem o RioCard. No início deste mês, o acesso estudantil foi liberado mediante uso do uniforme escolar e declaração.
Quando o ano letivo de 2022 se iniciou, vários alunos tiveram a entrada barrada nos ônibus devido à falta ou problema no bilhete de passagem.
Para requerer o RioCard, é preciso ter em mãos a original e cópia da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência (ex.: conta de luz, água ou telefone / internet). Na ausência do RG, é possível apresentar a certidão de nascimento.
Em caso de emissão de segunda via do RioCard, a cifra é de R$ 28,35, sendo cobrada pela Setransduc. A prefeitura não tem nenhuma responsabilidade sobre essa taxa. A tarifa equivale a sete vezes o valor de uma passagem de ônibus municipal na cidade do Rio de Janeiro.
O serviço acontece quinzenalmente às quartas-feiras e é fruto de uma parceria entre o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários em Duque de Caxias e Magé (Setransduc) e a Prefeitura de Guapimirim. Depois do dia 13 de abril, as próximas datas são 27 de abril, 11 de maio e 25 de maio.