Rubem dá entrevista na porta do novo hospital: mais leitos que podem ser usados por pacientes de Itaguaí
Rubem dá entrevista na porta do novo hospital: mais leitos que podem ser usados por pacientes de ItaguaíReprodução internet
Por Jupy Junior
ITAGUAÍ – Rubem Vieira, prefeito de Itaguaí pelo partido Podemos, publicou na noite de sábado (3) que compareceu pela manhã à inauguração do Hospital Estadual Doutor Ricardo Cruz (Herc). A unidade de saúde teve sua abertura prometida para março de 2020, mas foi adiada três vezes.
“Estive nesta manhã na inauguração do novo Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (Herc), em Nova Iguaçu. O hospital leva esse nome em homenagem ao médico Ricardo Cruz, que morreu trabalhando em decorrência da Covid-19 e recebeu a menção através da Secretaria Estadual de Saúde do Rio”, escreveu Vieira na sua postagem.
Publicidade
Rubem disse também que o hospital tem a missão de atender a Região Metropolitana I (composta por 12 municípios, Itaguaí incluído), e que a abertura da unidade trará mais leitos para a cidade. “Assim, deixamos de receber pacientes de outros municípios”, raciocinou o prefeito.
EXCLUSIVO PARA COVID
Inicialmente, o hospital atuará no tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19. Não haverá, a princípio, atendimento de emergência.
Publicidade
O Herc atenderá casos de média e alta complexidades, possui tem três módulos ambulatoriais e um administrativo, e pode abrir até 300 leitos. Conta com refeitório, laboratório de análises clínicas, centro de imagem, necrotério, estação de tratamento de esgoto, central de gases medicinais e subestação de energia.
Ao todo, serão cerca de 500 profissionais atuam na nova unidade da rede estadual, dentre médicos, enfermeiros, maqueiros, administrativos e auxiliares.
A partir deste domingo (4), já estão em funcionamento 60 leitos de UTI e 90 de enfermaria, direcionado, neste momento, apenas ao atendimento de pacientes com Covid-19.