Serviços de identificação civil e habilitação poderão ser feitos em todos os postos sem necessidade de agendamento. Foto: divulgação

Por Lili Bustilho
Nesta sexta-feira (02/07), o Detran-RJ vai promover o Dia D de inclusão das pessoas com deficiência. Em qualquer posto do departamento, o público PCD poderá realizar os serviços de identificação civil e habilitação sem necessidade de fazer agendamento. Os serviços veiculares também serão oferecidos sem agendamento prévio, mas somente no posto Detran Acessível – PCD, na Avenida Francisco Bicalho, em São Cristóvão.
Em Miracema, no Noroeste Fluminense, as pessoas com deficiência também poderão se inscrever para o programa Cidadania sobre Rodas que oferece aulas gratuitas de direção para a obtenção da CNH. As inscrições estarão abertas no Posto Detran Acessível – PCD, das 8h às 16h, ou ainda em 13 Ciretrans, de Angra dos Reis, Araruama, Barra do Piraí, Cabo Frio, Campos, Duque de Caxias, Itaboraí, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis e Rio Bonito.
Publicidade
As aulas de direção são ministradas apenas na unidade exclusiva para pessoas com deficiência da Avenida Francisco Bicalho, no Rio, onde há veículos adaptados para uso dos alunos.
No Dia D, haverá ainda o curso Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica dos automóveis. O curso será ministrado na Escola Pública de Trânsito (EPT), que fica na Avenida Mem de Sá, 163, na Lapa, das 9h às 13h.
Publicidade
Para ser atendido com prioridade em qualquer posto do estado, basta que o PCD compareça com a documentação exigida. A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.
Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Para tirar a identidade, é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento.