Por paloma.savedra

Rio - A Câmara dos Vereadores aprovou nesta terça-feira a criação da CPI das 'Bikes', que irá investigar denúncias de desmonte e venda de peças de bicicletas roubadas e fatos relacionados à segurança dos ciclistas do Rio. A proposta da comissão, de autoria do vereador Jeferson Moura (Psol), foi assinada por 29 dos 51 vereadores, e suas atividades devem começar na semana que vem.

Paes diz que menor suspeito de matar ciclista a facadas 'sabia da impunidade'

Ciclistas pedalam em protesto contra a violência no Rio

'Uma bicicleta e uma carteira por uma vida', desabafa filha de Jaime Gold

Morre médico ciclista esfaqueado na Lagoa Rodrigo de Freitas

Segundo Jeferson Moura, a morte do médico e ciclista Jaime Gold, de 57 anos, na semana passada, ajudou a sensibilizar os parlamentares para a causa. Ele foi esfaqueado durante um assalto enquanto pedalava na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio.

"Quero homenagear o Jaime Gold quando a Comissão for instalada. A comoção que essa tragédia gerou impôs um senso de solidariedade que esta Casa geralmente não apresenta quando se trata de projetos da oposição", declarou.

Os trabalhos da CPI devem começar na semana que vem, depois da indicação de seus cinco membros. Após isso, serão 120 dias de trabalho. "Sou ciclista também. Essa CPI irá propor medidas para bicicleta se tornar efetivamente um meio de transporte para o carioca, saber a situação das ciclovias da cidade, investigar esses desmanches de peças roubadas", destacou Jeferson Moura.

Você pode gostar