Até o fim da semana, 1.200 castrações serão realizadas em PetrópolisDivulgação/Ascom

Petrópolis - O prefeito interino de Petrópolis, Hingo Hammes, acompanhou na manhã desta segunda-feira (12) o início dos trabalhos de castração de animais realizada pela Secretaria de Saúde, com o apoio da Coordenadoria de Bem-estar Animal, trabalho que segue sendo realizado até o dia 17.
Neste primeiro dia, 200 animais foram submetidos ao procedimento – 70 felinos e 130 caninos. Até o fim da semana, 1.200 castrações serão realizadas. Os cães e gatos foram previamente cadastrados e são de moradores de comunidades. O procedimento é importante para o controle da população de animais. É a primeira vez que a ação acontece no bairro Bingen.
Publicidade
“É uma ação que começa hoje e seguirá durante toda semana, com cerca de 200 procedimentos realizados por dia. Um trabalho que estamos retomando e que é fundamental para que haja controle da população de animais”, destacou o prefeito, que esteve na Escola Santa Maria Goretti.
“Essa castração feita pela prefeitura vai nos ajudar muito. Das cinco cadelas que temos em casa, só uma é castrada. Uma delas teve 11 filhotes. Conseguimos que oito fossem adotados, mas três fêmeas acabaram ficando. Consegui trazer a mãe e as três filhotes para a castração hoje, graças a Deus”, contou a costureira Andrea Alves da Silva.
Publicidade
Serão atendidos animais que pertencem a moradores das localidades como Bairro Castrioto, Dias de Oliveira, Duarte da Silveira, Manoel Torres, Capela, entre outras localidades.
“Os trabalhos são organizados pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Vigilância em Saúde, que é responsável pela vacinação animal e já vinha mapeando a necessidade das castrações. As equipes dos postos de Saúde fizeram o cadastro prévio dos animais e orientaram os responsáveis sobre os cuidados necessário para o procedimento”, explicou o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando que a realização do trabalho é feita em parceria com a Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea).
Publicidade
A castração em massa é feita por uma empresa terceirizada, que faz as cirurgias dentro de um castramóvel que ficará instalado até sábado na Escola Municipal Santa Maria Goretti, no Capela.