Nesta quinta-feira (17), das 9h às 11h, serão imunizadas as pessoas com 57 anos e, das 14h às 16h, com 56 anos. Adilson dos Santos

Por Bertha Muniz
QUISSAMÃ - Quissamã, no Norte Fluminense, iniciou, nesta quarta-feira (16), a vacinação contra a Covid-19 para a população em geral do município. Os dois primeiros dias serão no Centro de Saúde, para usuários das unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Centro, Matias, Caxias e Carmo. Nesta quinta-feira (17), das 9h às 11h, serão imunizadas as pessoas com 57 anos e, das 14h às 16h, com 56 anos.
Para receber a primeira dose do imunizante, é necessário levar documento de identificação original com foto, comprovante de residência e, se possível, a carteira de vacinação. A campanha segue em outras ESFs a partir de sexta-feira (18).
Publicidade
O avanço da vacinação foi possível por causa da chegada de novas doses, que são adquiridas exclusivamente pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo Governo do Estado do Rio. O adiantamento das aplicações é um importante passo para diminuir o número de casos graves e morte pela doença. Com a diminuição da taxa de transmissão, até quem não for vacinado vai se beneficiar com a imunidade coletiva.
“O grande impacto das vacinas não será apenas individual e sim coletivo. Quando tivermos uma elevada proporção da população vacinada, teremos uma redução imensa da transmissão da Covid-19, os números de casos e consequentemente o número de óbitos, também”, afirma Natália Vilaça, coordenadora da Imunização em Quissamã.
Publicidade
Neste primeiro dia, a população acordou cedo para buscar a vacina. Helioneo Fernandes Henrique, de 59 anos, foi um dos primeiros contemplados com a imunização. “Gostaria de agradecer ao pessoal da saúde, pelo empenho, pois o número de perdas está causando muita tristeza em todos nós e preocupação também. Quanto mais expandimos a vacina, menos casos teremos”, falou aliviado, Helioneo.
Veja a programação abaixo:
Publicidade
Quinta-feira (17)
Centro de Saúde (Usuários da ESF Centro, Matias, Caxias e Carmo)
9h às 11h
Idade - 57 anos
14h às 16h
Idade - 56 anos
Publicidade
Sexta-feira (18)
9h às 11h
ESF Santa Catarina
56 a 59 anos
Segunda-feira (21)
9h às 11h
ESF Machadinha
56 a 59 anos
Publicidade
Terça-feira (22)
9h às 11h
ESF Barra do Furado
56 a 59 anos
14h às 16h
Centro de Saúde (Usuários da ESF Centro, Matias, Caxias e Carmo)
55 anos
Publicidade
Quarta-feira (23)
9h às 11h
ESF Alto Grande
56 a 59 anos
Quinta-feira (24)
9h às 11h
ESF Morro Alto
56 a 59 anos
Publicidade