A subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, participou do evento e falou sobre a importância de capacitar continuamente, todos os profissionais da Saúde.Foto: SECOM/Phillipe Moacyr.
A capacitação tem como objetivo principal diagnosticar precocemente o câncer de mama, muito acometido nas mulheres, mas que também pode acontecer nos homens, quando consegue-se reconhecer pacientes com a prioridade no atendimento. A proporção é de 100 casos femininos, para um masculino.
“Buscamos com a educação permanente e o aprimoramento do conhecimento, proporcionar cada vez mais, o melhor atendimento aos nossos usuários. Resolvi começar com a aula prática, passando as informações que são fundamentais para otimizar o atendimento. Hoje teremos a teoria e finalizaremos com a prática, no esquema chamado sanduíche”, disso Milena.
O tratamento precoce traz mais qualidade de vida aos pacientes. A integração dos serviços é muito importante para garantir o cuidado inicial e quem recebe o caso, são as enfermeiras das ESF’s. Por isso a capacitação é fundamental para que os munícipes da rede municipal de saúde tenham o mais primoroso atendimento, do início ao término do tratamento.
“A educação permanente nos ensina que quanto mais cuidado temos no primeiro atendimento, melhor para todos nós. O sinal de alerta é ligado e podemos identificar casos precoces e levarmos as informações para os ACS - Agentes Comunitários de Saúde. Estamos aqui para sugar o máximo de informações possíveis e para aprender cada vez mais, pois a Dra. Milena tem 24 anos de experiência. A calma e determinação dela, nos ensinam bastante, além de toda a parte do embasamento, conhecimento e dedicação”, explicou a Vivian Albuquerque, enfermeira da Estratégia de Saúde da Família de Caxias.
A qualificação abordou temas como a anatomia da mama, lesão do complexo auréola papilar, mastalgia, alterações funcionais, inflamatórias, infecciosas, microcalcificação, linfonodo palpável, achados suspeitos nos exames de imagem, com alterações das mamas, onde é classificada as alterações de acordo com o sistema BI-RADS (Breast Image Reporting and Data System), em uma escala de 1 a 6, determinando o estadiamento da doença, entre tantos outros.
A subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, participou do evento e falou sobre a importância de capacitar continuamente, todos os profissionais da Saúde. “É um momento muito importante, pois estamos integrando os serviços de saúde, capacitando a equipe e trabalhando para atender a população com mais qualidade e resolutividade”, finalizou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.