Oficinas de dramaturgia fazem parte da contrapartida da Lei Aldir Blanc
Oficinas de dramaturgia fazem parte da contrapartida da Lei Aldir BlancDivulgação
Por O Dia
Rio das Ostras - Para garantir ainda mais entretenimento à população neste período de isolamento social na pandemia, os contemplados com os benefícios oriundos da Lei Aldir Blanc estão iniciando as oficinas e vídeos como contrapartidas, que vão levar diversão e conhecimento aos espectadores.
O Núcleo de Experimentos Cênicos – NEC, inicia no próximo dia 1º, a Oficina de Experimentações em Dramaturgia, que é um trabalho prático e teórico sobre a observação de diversas narrativas que podem compor uma obra teatral, dentro das metodologias investigadas pelo Núcleo, a partir tanto da referência de diversos artistas da cena quanto dos campos da subjetividade do próprio participante. Essa oficina será realizada entre os dias 1º e 3 de junho.
Publicidade
A segunda oficina do Núcleo, entre os dias 8 e 15 de junho, será “Artaud: poéticas da crueldade (Estudos sobre a arte de Antonin Artaud)”. De acordo com Yuri Negreiros, ator e idealizador do NEC- Núcleo de Experimentos Cênicos, a palavra crueldade é sempre associada a obra de Artaud. “O uso desse termo está ligado a um pensamento filosófico. O Teatro da Crueldade é uma crítica a cultura e a sociedade do espetáculo. A oficina propõe uma abordagem da obra de Artaud, a partir da metodologia de trabalho do NEC”, explicou.
As inscrições para as duas oficinas são gratuitas e se encerram nesta sexta, dia 28, e devem ser feitas no link https://forms.gle/mNhN6uzUe59YsFGu8. Para Yuri, as duas oficinas são interessantes e as pessoas devem se inscrever porque são encontros práticos e os temas estão atrelados a sociedade de modo muito atual. “Os encontros acontecerão pela plataforma Google Meet e serão, como dito, práticos. Claro que dentro das possibilidades do uso da plataforma, mas o objetivo é, realmente, uma troca de ideias e conceitos. No NEC, temos o conceito que o teatro, de modo geral, deve ser um encontro de pessoas do mesmo tempo em um determinado local. Por isso, tentamos fazer o mesmo com as oficinas”, declarou Yuri, que analisa o trabalho desenvolvido pela Fundação de Cultura como positivo, fundamental e que colabora com os artistas nesse momento extremamente difícil.
Publicidade
SOM.PALAVRA.MOVIMENTO - Já a Companhia Três em Ponto vai realizar, nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de junho, das 18h30 às 20h30, sempre às quartas-feiras, a oficina “Som.Palavra.Movimento”. Essa oficina tem o objetivo de realizar a produção de vídeos artísticos (videoarte), a partir de alguns conceitos da música, da dança e do teatro. Além disso, proporcionar momentos de interação e troca de saberes a partir da mediação das tecnologias digitais. A proposta da oficina também envolve a construção de dramaturgias cênicas, composição sonora e criação de movimento, inspirada por sons, textos, palavras e imagens. As vagas para essa oficina são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo link https://docs.google.com/.../1FAIpQLSeDZtQaKlrdNv.../viewform.