A vegetação Rhizophora mangue é conhecida como mangue vermelhoIlustração

Por O Dia
Rio das Ostras - A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, por intermédio do Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (CEDRO), desenvolve ações em prol da conservação e recuperação dos ecossistemas.
Com o objetivo de recuperar áreas de invasões e também regiões degradadas do rio das Ostras, o CEDRO dedica parte de suas atividades para a produção de mudas de mangue.
Publicidade
O manguezal é um ecossistema que compõe o bioma da Mata Atlântica e sofre com constantes impactos ambientais. Para ocupação dessas áreas, inúmeros ambientes são desmatados e o solo alterado.
AÇÕES - Nos últimos anos, a Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com outros órgãos gestores, realiza ações para desocupar áreas irregulares nesses ambientes. Além da questão do impacto ambiental, a ocupação de áreas inundáveis pode oferecer riscos aos ocupantes.
Publicidade
Ao acompanhar a época de floração e de frutificação para recolhimento das sementes, a equipe do CEDRO aproveita esse importante recurso e produz mudas de mangue, que são destinadas às áreas com potencial de recuperação em Rio das Ostras.