Prefeito e oito secretários de Rio das Ostras não se vacinaram contra a Covid-19
Ao todo, a cidade possui 12 secretários, que, com certeza, já estão acima da faixa etária beneficiada no calendário
De acordo com a consulta pública de vacinados, Marcelino Borba e oito secretários municipais ainda não tomaram a dose do imunizante. - Foto: Reprodução.
De acordo com a consulta pública de vacinados, Marcelino Borba e oito secretários municipais ainda não tomaram a dose do imunizante.Foto: Reprodução.
RIO DAS OSTRAS - Ao mesmo tempo que Rio das Ostras segue avançando no calendário vacinal contra a Covid-19, a Administração Municipal não tem dado o exemplo. De acordo com a consulta pública de vacinados, disponível no site oficial da cidade, o prefeito Marcelino Borba e oito secretários municipais ainda não tomaram a dose do imunizante.
Nesta semana, a cidade pretende vacinar moradores com 18 anos ou mais até a sexta-feira (27) e cerca de 61% da população já recebeu a primeira dose da vacina. Ao todo, Rio das Ostras possui 12 secretários, que, com certeza, já estão acima da faixa etária beneficiada no calendário. Apenas quatro já garantiram a vacina: Aurora Cristina, secretária de Turismo e Desenvolvimento; Ricardo Lopes, do Controle Interno; Jane Blanco, secretária da Saúde; e Giovanni Zaror, da Administração Pública.
Entre os não imunizados estão a a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, o procurador geral do município, Anderson Gonçalves, o presidente da Ostraprev, Marco Antônio Ferreira e o presidente da SAAE, Alexandre Romão.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras informou que todos os citados na matéria foram vacinados e que após a administração da vacina, o registro é lançado no sistema SI-PNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. Esse sistema migra as informações para o e-SUS (que integra todas as informações da Atenção Básica em nível nacional).
Considerando o quantitativo elevado de vacinas aplicadas diariamente no Município, as informações não são digitadas no dia da aplicação, necessitando de alguns dias para o lançamento e migração dos dados. O órgão destacou também que o e-SUS fornece ao Município exclusivamente os dados de pessoas vacinadas em Rio das Ostras. Quem receber a vacina em outro município não constará na lista de Rio das Ostras.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.