Por bianca.lobianco
Publicado 06/03/2017 18:17 | Atualizado 06/03/2017 18:19

Rio - Dados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) apontam que 118 novos casos de lesão corporal contra mulheres são registrados todos dias nas varas judiciais. Nos últimos seis anos, quase 260 mil ações por lesão corporal contra mulheres foram ajuizadas, cerca de 195 mil casos de ameaças contra mulheres foram registrados e mais de 120 mil medidas protetivas de urgência foram expedidas pela Justiça fluminense.

Por conta desse grande número, o TJ participa da Semana da Justiça pela Paz em Casa, criada pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. A campanha tem o objetivo de julgar o maior número de crimes relacionados à violência doméstica e de gênero.

O juiz auxiliar da Presidência do TJRJ, Marcelo Oliveira, que coordena a campanha no Rio, declarou que as estatísticas trazem à tona a violência ainda bastante arraigada à sociedade. “Nesta campanha, buscamos fornecer maior agilidade aos julgamentos, aumentando o número de audiências e julgados em sentenças proferidas neste período. Talvez possamos atribuir o histórico de elevação desses dados de violência contra a mulher à maior divulgação da própria lei Maria da Penha, à qualificação do crime de feminicídio como uma peculiaridade do crime de homicídio envolvendo a violência de gênero, e possamos ter um retrato mais fidedigno dos números dos dados estatísticos”, disse. 


Você pode gostar