Por gabriela.mattos

Rio - A primeira morte por febre amarela foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira. O caso seria do pedreiro Watila Santos, de 38 anos, que morreu após ser internado no Hospital Municipal Ângela Maria Simões, em Casimiro de Abreu, no último fim de semana. Ele chegou à unidade se queixando de dor de cabeça, taquicardia, falta de ar, febre e dor no corpo.

Watila sofreu duas paradas cardíacas. Ele era morador da localidade rural de Córrego da Luz, região serrana do município. O resultado do laudo da morte do pedreiro sairia nesta quarta-feira. No entanto, a secrataria não confirmou o nome da vítima. Além dele, há outro paciente com a doença em Casimiro de Abreu, que também mora em área rural.

De acordo com o órgão, os dois homens não tinham histórico de viagens para locais onde há circulação da doença. Até o momento, o estado já contabiliza 36 casos suspeitos.

Estado do Rio vai estender a vacinação para os 92 municípios e quer imunizar 1%2C5 milhão de pessoas por mêsSecretaria Municipal de Saúde RJ / Divulgação

Vacinação antecipada

Diante dos resultados, a secretaria antecipou a vacinação para todo o Estado. As novas ações ocorrerão em 24 municípios nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas.

São eles: Sumidouro, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Silva Jardim, Rio das Ostras, Cabo Frio, Macaé, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Tanguá, Araruama e Casimiro de Abreu (que não estavam na área de vacinação de bloqueio nas divisas com MG e ES), além de Campos dos Goytacazes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São Fidélis, Cardoso Moreira, Carmo, Cantagalo e Sapucaia (que já estavam entre os 30 municípios com vacinação de bloqueio). A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais.   

Para a primeira etapa da vacinação, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas, que serão entregues nesta quinta-feira para a secretaria. Os outros municípios, incluindo a capital e a Região Metropolitana, integrarão as duas fases seguintes, com previsão de início até o fim do mês, de acordo com a disponibilização dos lotes. 

Municípios da região estratégica

Terão a data do início de vacinação antecipada:

- Araruama

- Bom Jardim

- Cabo Frio 

- Cachoeiras de Macacu 

- Casimiro de Abreu

- Conceição de Macabu

- Cordeiro 

- Duas Barras

- Macaé

- Macuco

- Nova Friburgo 

- Rio Bonito

- Rio das Ostras 

- Silva Jardim

- Sumidouro

- Tanguá

- Trajano de Moraes

- Campos dos Goytacazes

- Cantagalo 

- Cardoso Moreira

- Carmo

- Santa Maria Madalena

- São Fidélis

- São Sebastião do Alto

- Sapucaia


Municípios que já estão na região de bloqueio:

- Aperibé

- Bom Jesus do Itabapoana

- Cambuci

- Comendador Levy Gasparian

- Italva

- Itaocara 

- Itaperuna

- Itatiaia

- Laje do Muriaé

- Miracema

- Natividade

- Paraíba do Sul

- Porciúncula

- Quatis

- Resende 

- Rio das Flores

- Santo Antônio de Pádua

- São Francisco de Itabapoana

- São José de Ubá

- Três Rios

- Valença

- Varre-Sai


Capital, Região Metropolitana e demais municípios:


- Data de início da vacinação mantida para o fim do mês de março

Você pode gostar