Por luana.benedito

Rio - Milhares de manifestantes se reúnem no Centro do Rio, na tarde desta quarta-feira, em protesto contra as reformas da Previdência Social e trabalhista, propostas pelo governo do presidente Michel Temer. O grupo é composto por movimentos sociais e sindicatos de várias categorias. Os manifestantes se concentraram na Candelária e, por volta das 17h30, começaram a marchar em direção à Central do Brasil.

Entidades de classes e sociedade civil protestam contra a Reforma da PrevidênciaAlexandre Brum / Agência O Dia

O ato se concentrou em frente à Central do Brasil. Por volta, das 18h30, manifestantes relataram um princípio de confusão. Segundo relatos, a polícia teria lançado algumas bombas de gás lacrimogênio. Uma mulher, ainda não identificada, se feriu. 

O tumulto antecipou o fim da manifestação. Por volta, das 19h40, os militantes começaram a dispersar do ato. 

Por conta do protesto, o trânsito no Centro do Rio já está complicado. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura (COR), a Avenida Presidente Vargas está interditada no sentido da 1° de Março, na altura da Candelária. Motoristas podem optar pela Avenida Passos. O trânsito é lento no trecho.

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não circula entre a Praça Mauá e a Avenida Graça Aranha. Policiais militares acompanham o ato, que até 17h45, seguia pacífico.

Bancos e escolas fazem paralisação contra Reforma

Os bancários aderiram à paralisação contra a Reforma da Previdência nesta quarta-feira. De acordo com o sindicato da categoria, pelo menos 60 agências não estão funcionando entre as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas e a Praça Pio X. No entanto, a entidade ainda não soube dizer qual era o balanço total de bancos fechados na cidade.

As escolas particulares também participam do movimento. Até esta terça-feira, a previsão era que 17 colégios paralisassem as atividades nesta quarta, como Oga Mitá (Tijuca/Vila isabel), Escola Parque (Gávea/Barra), Escola da Travessa (Laranjeiras, parcialmente), Colégio São Vicente de Paulo (Cosme Velho), Colégio Santo Inácio (Botafogo), Centro Educacional de Niterói (CEN), Colégio Andrews (Humaitá) e todas as unidades do Colégio De A a Z.

Você pode gostar