Por gabriela.mattos

Rio - O Ministério da Justiça autorizou a prorrogação da Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro até o final deste ano. A decisão foi publicada no Diário da Oficial da União, desta segunda-feira. De acordo com o órgão, as equipes continuarão realizando ações de segurança pública, em apoio ao governo do Estado, "na recuperação da ordem pública, através do policiamento ostensivo".

Ministério da Justiça prorroga Força Nacional no Rio até o fim do anoMárcio Mercante / Agência O Dia

A portaria que autoriza a continuidade da operação é assinada pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim. No documento, está prevista "a atuação das equipes nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária, e perícia forense". "O objetivo é reduzir o número de homicídios dolosos e combater a criminalidade organizada transnacional, em especial ao tráfico de drogas e de armas", disse o ministério, por meio de nota.

A operação faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública e tem o apoio de outras forças de segurança do Estado, como as Polícias Civil e Militar. A ação também conta com o reforço da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Força Nacional realiza ações no Rio desde dezembro de 2016 a pedido do governo local.

"Os profissionais disponibilizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública obedecem ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação. O prazo do apoio prestado pela FNSP poderá ser prorrogado, se necessário", informou o ministério.

Você pode gostar