Rio - Pelo segundo dia seguido, as Forças Armadas apoiam uma operação da Polícia Militar, na Rocinha, Zona Sul do Rio, na manhã desta quarta-feira. Assim como na ação desta terça, os militares buscam armas, drogas e traficantes em área de mata do entorno da comunidade. Desta vez, eles focam na região próxima ao bairro de São Conrado.
De acordo com a Secretaria de Segurança, a ideia é que a operação seja parecida com a realizada nesta terça-feira. Ao todo, são 550 militares das Forças Armadas, além dos 550 PMs da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) que já estavam na favela.
Polícia prende Danúbia Rangel
Procurada há mais de um ano pela polícia, Danúbia Rangel, mulher do traficante Antonio Bonfim Lopes, o Nem, foi presa no início da noite desta terça-feira no bairro Tauá, na Ilha do Governador. Nem está em presídio federal, mas, mesmo assim, disputa o tráfico de drogas na Rocinha com Rogério Avelino, o Rogério 157.
- Disque-Denúncia pede informações sobre 13 traficantes que invadiram a Rocinha
- Polícia prende Danúbia Rangel, mulher do traficante Nem da Rocinha
- Policiais que atuam na Rocinha recebem lanches com pães mofados
- Mototaxistas do Complexo da Penha protestam na Rocinha em operação
- Forças Armadas apoiam operação da PM em área de mata da Rocinha
- Polícia acha dois corpos com marcas de tiros após manhã de confronto na Rocinha
Condenada a 28 anos de prisão por tráfico de drogas, associação ao tráfico e corrupção ativa, Danúbia estava saindo da casa de uma amiga, na Rua Carlos Magno, quando foi presa. A rua fica a 20 minutos, a pé, do Morro do Dendê. Assim que ela foi presa, vários disparos foram feitos do morro, o que fez os policiais das delegacias da Pavuna e de Nova Iguaçu saírem do local, que é uma área residencial.
"Acreditamos que ela estava sendo vigiada por seguranças, que souberam da prisão”, disse um investigador. Danúbia afirmou aos policiais que estava se deslocando para o morro, onde estava há duas semanas, desde que saiu da Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré. Assim como no Dendê, a Vila dos Pinheiros tem influência do tráfico da facção crimonosa Terceiro Comando Puro (TCP).
Conforme O DIA noticiou em maio, o TCP se uniu à facção Amigo dos Amigos, da Rocinha, formando o TCA (Terceiro Comando dos Amigos). Assim, Danúbia conseguiu se refugiar em favelas do TCP após ser expulsa da Rocinha por Rogério 157. Fascinada por óculos escuros e espelhados, roupas de grife e sol, fotos novas de Danúbia apareciam nas redes sociais, mesmo foragida.