Estragos provocado pela chuva dessa madrugada na Zona Norte - Severino Silva
Estragos provocado pela chuva dessa madrugada na Zona NorteSeverino Silva
Por O Dia

Rio - Mais 600 chamados foram registrados pela Subsecretaria de Defesa Civil para realização de vistorias em edificações, de 22h desta quarta-feira até às 16h30, desta quinta-feira. De acordo com órgão, até o momento, 182 ocorrências emergenciais foram atendidas. Após análises, os técnicos interditaram 51 imóveis, sendo 41 no Complexo do Alemão e 10 em Cascadura, ambos na Zona Norte do Rio.

Equipes da subsecretaria seguem o trabalho de atendimento aos chamados. Ainda segundo a Defesa Civil, 77 sirenes foram acionadas em 44 comunidades em virtude das fortes chuvas. O órgão registrou a queda de um muro na Rua Olina, em Quintino; uma árvore sobre um carro em Realengo, que teve ventos a 70 km/h; um dirigível do Exército na linha férrea em Santa Cruz, onde os ventos atingiram 92 km/h e um imóvel em Cascadura. 

Com o apoio da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), a Defesa Civil interditou o trecho da Ciclovia Tim Maia e parte da pista, em São Conrado, onde ocorreu um afundamento do solo. Guardas municipais estão na área para evitar que pessoas ultrapassem o bloqueio. Não há informações de feridos.

De acordo com o Centro de Operações Rio, o alto volume de chuvas impactou principalmente bairros das Zonas Norte e Oeste do Rio. Em Jacarepaguá, das 17h desta quarta-feira às 2h desta quinta-feira, chegou a chover quase 150% da média de chuva esperada para todo o mês de fevereiro. No mesmo período, nas regiões da Barra/Riocentro e de Piedade, choveu o equivalente a 126% da média de fevereiro e, em toda a cidade, choveu 75% do esperado para todo o mês de fevereiro.

Tempestade causa mortes, enchentes e deslizamentos

A tempestade que atingiu o Rio, na madrugada desta quinta-feira, deixou quatro pessoas mortas. Duas das vítimas foram atingidas em um deslizamento, em Quintino, na Zona Norte. Já na Rua Recife, em Realengo, um policial militar do 3º BPM (Méier) morreu após uma árvore cair em cima de seu carro. A quarta vítima é um menino de 12 anos que foi atingido por um deslizamento de terra em Cascadura, na Zona Norte.

Por causa do temporal, houve ainda desabamento de muros, queda de árvores e ruas alagadas. Entre 0h25 e 5h30, o município ficou em Estágio de Crise, quando há previsão de chuvas fortes e muito fortes.

Você pode gostar
Comentários