Em Piedade, um homem e uma mulher morreram na queda de um muro - Severino Silva
Em Piedade, um homem e uma mulher morreram na queda de um muroSeverino Silva
Por O Dia

Rio - Durante a tarde desta quinta-feira, mais de 50 equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), com o apoio de cerca de 2.000 funcionários da Comlurb, atuam na região do Magarça, na Zona Oeste do Rio, onde ainda há alagamentos.

“É uma região de planície que sofreu muito com a alta da maré, que provocou o transbordamento do rio e alagou todo o bairro. Pela manhã concentramos a atuação para liberar as vias arteriais da cidade, mas ao longo do dia de hoje esta região é prioritária para as nossas equipes”, explicou o secretário Jorge Felippe Neto, que também esteve no bairro para acompanhar os serviços de desobstrução das ruas e lembrou que secretaria prepara Carta Consulta que será apresentada junto ao Ministério das Cidades para viabilizar estudos para obras de controle de enchentes na região.

Segundo dados do Alerta Rio, em uma hora (de 0h à 1h), foram registrados 123,6 mm de chuva na estação Barra/Riocentro: este é o maior volume de chuva registrado, no período de uma hora, na série histórica. O órgão armazena os dados de chuva do município desde 1997. Antes, o recorde de chuva em uma hora havia sido de 116,2 mm, em Campo Grande, em 19 de março de 2000.

O grande volume de chuvas impactou principalmente bairros das zonas Norte e Oeste do Rio. Em Jacarepaguá, das 17h desta quarta-feira às 2h desta quinta-feira, chegou a chover quase 150% da média esperada para todo o mês de fevereiro. No mesmo período, nas regiões da Barra/Riocentro e de Piedade, choveu o equivalente a 126% da média desse mês. Em toda a cidade, a média do volume de chuva chegou a 75% do esperado para fevereiro.

Crivella lamenta quatro mortes

Em nota, o prefeito Marcelo Crivella lamentou as quatro mortes ocorridas em consequência das mais torrenciais chuvas já registradas na cidade em um período tão curto. O prefeito também se solidarizou com as famílias das vítimas e, para evitar que outras tragédias se repitam, acompanha o trabalho dos órgãos municipais. Desde a madrugada, todos estão em alerta máximo com o objetivo primordial de prestar toda a assistência à população e reduzir os transtornos causados pelo temporal neste momento delicado.

Confira os bolsões d'água registrados desde ontem e solucionadas pela equipe da Seconserma:

Avenida Brasil:

Manguinhos: escoado o bolsão que se formou na pista sentido Zona Oeste, após atuação das equipes da Seconserma.

Ramos: removida a árvore que caiu na pista lateral, no sentido Centro.

Linha Vermelha liberada no sentido Centro, após queda de árvores na altura dos quilômetros 8 (Hospital do Fundão), 10 (Galeão) e 12 (Parque das Missões)

• Estrada dos Bandeirantes, altura da Merck, na Taquara.

• Av. Brasil, altura de Ramos e em Benfica.

• Av. Francisco Bicalho, altura da Rodoviária e da Leopoldina, sentido Centro.

• Av. Eng. Souza Filho, no Itanhangá, altura da estação Azul Presente.

Av. Dom Hélder Câmara, altura da R. da Abolição, na Abolição. Via ficou parcialmente interditada.

Radial Oeste, altura do Maracanã. Via ficou parcialmente interditada.

Estrada dos Bandeirantes, altura da Merck, na Taquara. Via ficou parcialmente interditada.

Av. Ayrton Senna, altura do Makro, na Barra da Tijuca, sentido Linha Amarela. Via ficou parcialmente interditada.

Linha Amarela, sentido Barra da Tijuca, altura do Shopping Nova América, em Del Castilho, sentido Barra da Tijuca. Via ficou interditada.

Praça da Bandeira. Via ficou interditada em ambos os sentidos.

Mergulhão Billy Blanco, na Barra da Tijuca. Via ficou interditada em ambos os sentidos.

Rua Prof. Manoel de Abreu, altura da R. Felipe Camarão, na Tijuca. Via ficou interditada em ambos os sentidos.

Av. Maracanã, altura da R. Eurico Rabelo, no Maracanã. Via ficou interditada em ambos os sentidos.

Av. Ayrton Senna, altura do acesso à Linha Amarela, na Gardênia Azul, sentido Linha Amarela. Duas faixas da via foram ocupadas.

Pista central da Av. Armando Lombardi, altura do nº 1100, próximo ao posto Shell, na Barra da Tijuca, sentido Recreio. Duas faixas foram ocupadas

Você pode gostar
Comentários