Unidade foi considerada referência pelo CNJ - Divulgação
Unidade foi considerada referência pelo CNJDivulgação
Por O Dia

Rio - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou vistorias a 24 unidades prisionais femininas no País e apenas quatro foram consideradas 'modelo de boas práticas no atendimento à mulher'. Entre elas está a Unidade Materno Infantil (UMI), que fica no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, voltada para as internas mães com seus recém-nascidos. A vistoria foi feita entre os dias 25 de janeiro e 5 de março.

Para determinar a excelência de uma penitenciária feminina foram consideradas suas instalações físicas, a assistência médica disponível, os equipamentos de apoio e o tratamento humanizado dado às presas. De acordo com o relatório do CNJ, “a Unidade Materno Infantil no Rio de Janeiro se destaca principalmente por oferecer às grávidas e lactantes o acompanhamento próximo de um juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude”.

O Secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), David Anthony Gonçalves Alves, informou que “não medimos esforços para dar uma melhor assistência tanto para a mãe quanto para os seus bebês” e um exemplo disso foi a inauguração na tarde de ontem, 21 de março, da brinquedoteca e a sala de amamentação da UMI.

Os novos espaços, que possibilitam o fortalecimento do vínculo materno infantil, foram equipados com materiais doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Já a mão de obra para a preparação do local foi realizada pelo Instituto Arcádia.

Você pode gostar
Comentários