Pintor homenageou 'Seu Marechal', morto em tiroteio na Rocinha - Reprodução
Pintor homenageou 'Seu Marechal', morto em tiroteio na RocinhaReprodução
Por O Dia

Rio - Ligado à causas sociais, o artista plástico Marcondes Rocco homenageou nesta semana o morador da Rocinha Antônio Ferreira da Silva, o Seu Marechal, morto durante um confronto entre policiais e traficantes. O idoso de 70 anos foi atingido no rosto por uma bala perdida na quarta-feira da semana passada. Na pintura, Marcondes o retratou entre as nuvens, como em um paraíso.

"A minha ideia foi retratá-lo como um anjo, simbolizando o céu. Entreguei ontem a obra para o filho dele, Eliseu Mendes, que se emocionou. Marechal teve o grande gesto de ajudar um soldado, então quero mostrar para a Polícia Militar que nem todo mundo que mora em comunidade é bandido", explicou o pintor, que é morador do Morro do Conceito, em São João de Meriti, e dá aulas de arte gratuitas no local.

No mesmo tiroteio, foi morto o policial Felipe Santos Mesquita, atingido por quatro tiros. Nas redes sociais, circulam informações de que Marechal, que trabalhava fazendo reparos em eletrodomésticos, teria tentado proteger o PM baleado e ainda devolveu o fuzil dele aos outros militares. A Delegacia de Homicídios investiga o caso.

"A atitude do Marechal mostra um momento ideal para acabar com essa divisão entre a polícia e os moradores. Ser feliz no Rio de Janeiro é difícil, mas tento fazer a minha parte. A arte salva", completou Marcondes, que também retratou em um quadro para o Museu da Maré a vereadora assassinada do PSOL, Marielle Franco, e está concorrendo a seu primeiro concurso internacional em Luxemburgo. 

Reportagem da estagiária Luana Dandara, sob supervisão de Cláudio Souza

Você pode gostar