Maxilei, pai de Brenda, foi no IML de Campo Grande liberar o corpo - Arquivo Pessoal
Maxilei, pai de Brenda, foi no IML de Campo Grande liberar o corpoArquivo Pessoal
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - A irmã de apenas três meses de Brenda Valentina Alves Oliveira Aleixo, de 2 anos, estava no mesmo veículo onde a mais velha foi morta com tiro. A informação é da madrinha de Brenda, a autônoma Jaqueline Mota, 36 anos. A garota morreu na manhã deste sábado após ser baleada numa tentativa de assalto nas imediações do Morro do Chapéu, em Conceição de Jacareí, distrito de Mangaratiba, na Região Metropolitana. Um suspeito do crime foi preso neste domingo, mas a 166ª (Angra dos Reis) não revelou o nome dele.

"No desespero, eles (bandidos) deram tiros ao vento e uma bala atingiu a mala do carro, que ainda atravessou a cabeça da minha afilhada e passou de raspão no meu compadre. Infelizmente, o meu dengo foi mais uma vítima da violência", conta a madrinha de Brenda.

Jaqueline disse ainda que a mãe da menina está inconsolável.

"Ela está à base de tranquilizantes. Ficou internada ontem e tomou remédios para controlar a pressão arterial", afirmou. 

De acordo com a família, Conceição de Jacareí tem apenas três policiais. "Nós queremos justiça e mais policiamento. Não queremos que o caso fique sem punição", diz a madrinha. Familiares e amigos realizarão uma manifestação no fim deste domingo na Rodovia Rio-Santos.

Arrasado com a morte da filha, Maxilei de Oliveira Neves, 36 anos,  compareceu ao Instituto Médico-Legal (IML) de Campo Grande, na Zona Oeste da Rio, para liberar o corpo de Brenda. Ao DIA, ele negou que tivesse discutido com traficantes da região e ressaltou que o crime foi uma tentativa de assalto.

O homem ficou do lado de fora do IML. Por volta das 10h50, acompanhado de um amigo, ele deixou o local e seguiu rumo a um cartório para registrar e pegar a certidão de óbito da criança.

"Brenda era doce e gostava de brincar. Mesmo pequena, ela já passava na rua dando 'bom dia' para todo mundo. Todo mundo era 'vovó' e 'vovô' para ela", lembra com carinho a madrinha da menina.

O corpo dela foi enterrado no Cemitério de Conceição de Jacareí, na tarde deste domingo.

Baleada na cabeça, Brenda chegou a ser transferida para o Hospital Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 11h deste sábado. O pai da menina disse à polícia que estava saindo para trabalhar com a filha quando foi abordado por dois bandidos. Ele teria entrado no carro e arrancado, mas o veículo foi alvejado por vários disparos, e um deles atingiu a filha dele, que estava no banco traseiro.

Portal dos Procurados pede informações sobre envolvidos no crime

Por enquanto, apenas um dos bandidos que atirou em Brenda foi identificado: Leonardo dos Santos Minas. Um outro suspeito é um traficante conhecido como Chuck. Quem tiver qualquer informação sobre a localização dos criminosos pode informar através dos seguintes canais: WhatsApp ou Telegram do Portal dos Procurados (21) 98849-6099; Central de Atendimento do Disque-Denúncia (21) 2253-1177; através do Facebook/(inbox), endereço: https://www.facebook.com/procurados.org/; e pelo aplicativo Disque Denúncia RJ.

Você pode gostar