Por

Rio - Os moradores do interior do estado e de algumas cidades da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu e Belford Roxo, terão acesso a um posto móvel da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab). O Sine Móvel, como é conhecido, começa a funcionar a partir da segunda quinzena de maio e tem como objetivo facilitar a prestação de serviços relacionados à carteira de trabalho, intermediação de mão de obra e seguro-desemprego, levando às cidades menores o mesmo suporte que o órgão oferece em sua sede.

Os atendimentos serão realizados em uma carreta, um ônibus, duas vans e um caminhão que estão em fase de recuperação. Segundo o secretário de estado de Trabalho e Renda, Milton Rattes, a ação vai ajudar a contornar uma demanda reprimida no estado.

"Com o Sine Móvel, evitamos que ocorra um transtorno de deslocamento já que a população poderá ter o atendimento próximo de sua casa. Outro ponto importante é que estamos em fase final de recuperação dos veículos onde ocorrerão as consultas. Nos últimos anos, eles foram sucateados", explicou o secretário.

Como de costume, as cidades que receberem o Sine Móvel também terão à disposição um centro de captação de vagas. Nele, os moradores poderão procurar oportunidades de emprego antes de emitir a carteira de trabalho.

"Durante os últimos anos, tivemos uma retração muito grande da economia, o que diminuiu o número de postos de trabalho. Agora, começamos a ter sinais de recuperação, e uma prova disso é que cada vez mais gente procura a emissão da Carteira de Trabalho ao mesmo tempo que o número de pessoas beneficiadas pelo Seguro Desemprego diminuiu", constatou o secretário Milton Rattes.12

A Setrab prevê que pelo menos 800 pessoas sejam atendidas a cada semana pelo Sine Móvel. Além disso, o governo tem a expectativa de construir pelo menos mais 10 postos no interior até o final do ano, sendo que um já foi inaugurado em Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Em 2017, foram erguidas 12 unidades na cidade do Rio.

Você pode gostar
Comentários