Álvaro Maciel, Eduardo Passos, Janine Brunov e Bruno Kaiuca mostram as fotos vencedoras do concurso 'Foco no Rio': celulares como prêmio - Fotos de Daniel Castelo Branco
Álvaro Maciel, Eduardo Passos, Janine Brunov e Bruno Kaiuca mostram as fotos vencedoras do concurso 'Foco no Rio': celulares como prêmioFotos de Daniel Castelo Branco
Por

Rio - Depois de ser avisado por um amigo sobre o concurso 'Foco no Rio', o professor de artes Álvaro Maciel ficou atento a cenas do cotidiano que pudessem render bons registros para a premiação. Deu certo. Na Praia de Grumari, duas crianças vieram correndo em sua direção, numa posição em relação ao sol que garantiu uma luz privilegiada. O clique de celular foi campeão na Zona Oeste do Rio e ainda rendeu o maior número de curtidas no Instagram de O DIA (@odiaonline). Foram 5,6 mil likes no perfil do jornal.

Álvaro e os demais vencedores nas zonas Norte, Sul e Centro foram recebidos na redação do jornal, na última quarta-feira. Todos foram premiados com um celular Samsung J7 Prime 32 GB. Álvaro ainda será fotojornalista por um dia. O concurso 'Foco no Rio' foi promovido pelo DIA em parceria com o movimento Carioca10 Fazendo bonito pelo Rio. Os aparelhos foram oferecidos pela Tele-Rio, empresa parceira no projeto.

"O que mais me chamou atenção para a cena foi a liberdade que as crianças representavam. Nós ainda a respiramos na cidade, mesmo que de forma restrita", comentou Álvaro Maciel.

Eduardo Passos, Bruno Kaiuca e Janine Brunov também foram premiados e participaram do encontro, que envolveu dois membros do júri responsável pela eleição das melhores fotos: Luiza Reis e Severino Silva, que há 19 anos no DIA.

Severino contou que se surpreendeu com a qualidade das imagens concorrentes. Ao todo, foram cerca de 3,5 mil fotos feitas de celular pelos leitores, postadas no Instagram com a hashtag #FocoNoRioCarioca10 e citações aos perfis @odiaonline e @carioca_dez. "A criatividade de todos foi fantástica. Percebi que houve um esforço em mostrar paisagens ou acontecimentos de forma diferenciada", disse Severino, que já levou os prêmios Tim Lopes e Líbero Badaró e foi finalista do Esso em três edições.

O inusitado está no registro de Eduardo Passos, na região Centro. Ele mostrou um dia de chuva nos trilhos do VLT. Janine Brunov fotografou um revoada de pombos em torno da estátua de Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, e Bruno Kaiuca retratou um vendedor de balas do trem.

Você pode gostar
Comentários