Crivella abre mutirão de catarata que vai operar 15 mil pacientes - Divulgação
Crivella abre mutirão de catarata que vai operar 15 mil pacientesDivulgação
Por O Dia

Rio - O prefeito Marcelo Crivella participou, na manhã deste sábado, da abertura do mutirão de cirurgias de catarata, em São Cristóvão. De acordo com a prefeitura, a iniciativa vai beneficiar 15 mil pessoas e o objetivo é zerar a fila de espera por esse procedimento dos pacientes cadastrados no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) até o dia 18 de março.

"É um alívio enorme para a nossa população. Eu quero dizer aos pacientes que todas as clínicas credenciadas têm médicos experientes. Eles vão ser recebidos, fazer a consulta, o exame, o risco cirúrgico e depois vão para a cirurgia. Conversei com todos que já fizeram a cirurgia e estão todos muito satisfeitos. O procedimento é tranquilo. Se não operarmos a catarata pode ser uma cegueira definitiva", explicou o prefeito, após acompanhar as primeiras cirurgias na Clínica de Cirurgia Ocular São Cristóvão (Cosc).

A catarata, associada ao envelhecimento da população, é a principal causa de cegueira no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Só no município do Rio estima-se que 193 mil pessoas tenham a doença. Atualmente, o tempo de espera para a primeira consulta é de 300 dias.

De acordo com a prefeitura, um mutirão será feito por clínicas da rede privada conveniadas ao SUS. Além do Cosc, vão realizar as cirurgias o Centro de Estudos e Pesquisas Oculistas Associados (Cepoa); o Centro Médico Darke; a Clínica e Cirurgia de Olhos Drª Roberli Bicharra Pinto e Dr Mizael Pinto; e a Clínica de Olhos Avenida Rio Branco.

Você pode gostar