Apreensão de heroína foi a maior da história no Galeão - Divulgação
Apreensão de heroína foi a maior da história no GaleãoDivulgação
Por Bruna Fantti

Rio - A Receita Federal registrou ontem uma apreensão histórica de heroína no Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador. Foram 100 kg da droga, além de 50 kg de ácido pícrico, altamente explosivo, que estavam em tonéis enviados da China. É a maior apreensão do tipo no aeroporto.

De acordo com a delegada adjunta da Alfândega, Patrícia Miranda, a carga havia sido registrada como produto farmacêutico fluticazona, substância usada pra fazer descongestionante nasal. Os produtos chegaram em setembro do ano passado, vindos de Hong Kong, e estavam aguardando a liberação, pois havia um problema nos documentos desde setembro do ano passado.

De acordo com a delegada, o valor estimado da heroína apreendida gira em torno de R$ 30 milhões. A empresa importadora é estabelecida em Porto Velho (RO).

"Será investigado ainda o destino do material. Não sabemos se ele ficaria no Rio ou seria levado a outro lugar", afirmou a delegada. "É algo atípico. A apreensão de heroína não é comum no Brasil, até pelo custo da droga, muito maior do que as drogas mais comuns entre os usuários no país", completou.

Em junho do ano passado, um outro problema na documentação fez uma carga com fuzis ficar parada por duas semanas no terminal do Aeroporto. A Polícia Civil conseguiu interceptar uma ligação telefônica na qual o encarregado por retirar a carga relatava a questão. Somente assim a polícia conseguiu realizar a apreensão das armas.

Apreensão de cocaína

Ontem, não foi apenas a heroína que foi apreendida no Aeroporto. A Polícia Federal prendeu um português com 5,3 kg de cocaína. Segundo a polícia, ele pretendia embarcar em voo com destino à cidade de Madrid, na Espanha.

A droga foi encontrada durante uma inspeção de raio-x nas bagagens e estava armazenada em três tabletes embalados em sacos plásticos transparentes e escondida em um fundo falso de uma mala. O homem, de 45 anos, foi indiciado por tráfico internacional de drogas, cuja pena pode chegar a 25 anos de reclusão, e foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. Já na quarta-feira, um holandês foi preso com 10 mil comprimidos de ecstasy no Galeão.

 

Você pode gostar
Comentários