Aluno foi alvo de casca de banana durante os Jogos Jurídicos; agressora é aluna da PUC-Rio - reprodução
Aluno foi alvo de casca de banana durante os Jogos Jurídicos; agressora é aluna da PUC-Rioreprodução
Por GUSTAVO RIBEIRO E RAFAEL NASCIMENTO

Rio - O estudante de Direito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), que sofreu um ataque racista por alunos da PUC-Rio no último fim de semana durante os Jogos Jurídicos, prestou depoimento no fim da tarde desta terça-feira na 105ª DP (Petrópolis).

O depoimento durou aproximadamente duas horas. O rapaz, que mora em Três Rios, Centro-Sul Fluminense, contou ao delegado Claudio Batista Teixeira sobre o incidente na sexta-feira, quando foi atingido por uma casca de banana lançada por uma aluna da PUC-Rio.

"O rapaz esteve aqui na tarde desta terça-feira. Ele se apresentou como vítima de injúria racial praticada durante os Jogos Jurídicos. Durante o depoimento, apresentou os fatos e manifestou a vontade de que o inquérito seja instaurado e a agressora seja identificada", afirmou o delegado. "A identidade dele segue em sigilo para  preservá-lo, bem como as investigações", completou.

Como O DIA mostrou nesta segunda-feira, os casos de racismo envolvendo alunos da PUC-Rio são rotineiros. Só neste ano, outros cinco incidentes aconteceram dentro da instituição, na Gávea. Todos os casos estão sendo apurados, há cinco meses, pela Ouvidoria da universidade.

Procurada, a PUC-Rio informou que a comissão que investiga o caso terá algum relatório sobre o andamento das apurações internas.

Outras pessoas devem prestar depoimento ainda nesta semana, entre elas, quatro alunas da Uerj e uma da UFF. Nesta terça-feira,  alunos do Coletivo Jogos sem Preconceitos enceram a coleta de provas contra alunos da PUC-Rio que participaram das agressões.

Você pode gostar