Incêndio que destruiu acervo e prédio do Museu Nacional - Alexandre Brum / Agência O Dia
Incêndio que destruiu acervo e prédio do Museu NacionalAlexandre Brum / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Um inquérito policial será instaurado para apurar as causas e as responsabilidades pelo dano causado ao acervo e ao edifício do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República.

O acervo de aproximadamente 20 milhões de peças foi praticamente inteiro destruído por um incêndio na noite deste domingo. O Grupo de Trabalho Patrimônio Cultural e o colegiado da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (MPF) lamentaram o ocorrido.

Incêndio destrói o acervo do Museu Nacional - Alexandre Brum / Agência O Dia

A procuradora-geral da República, que participa de evento da ONU no Rio de Janeiro, também lamentou o fato. “Amanhecemos de luto no Brasil pela grande perda para o patrimônio cultural brasileiro e mundial. Que essa tragédia desperte a urgência de preservar a memória”, disse Raquel Dodge. Ela lembrou que “a memória é o alicerce da vida: nos ensina o que somos e nos identifica. Sem memória, perdemos referências e corremos o risco de repetir erros ou de não compreender a escala positiva de nossos avanços”.

O trabalho de perícia e de investigação será conduzido por agentes da Polícia Federal (PF), da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio.Não há previsão para o início da avaliação das condições do prédio nem da perícia, pois há locais ainda com focos de incêndio. 

Nesta manhã, muitos estudiosos choram e lamentam ao ver o cenário da destruição do Museu Nacional. A pesquisadora e professora de História Regina Dantas é uma delas, que trabalha como historiadora desde 1994. Ela se emocionou e mal conseguia falar sobre a tragédia.

"Nós vamos recuperar esse palácio, mas o acervo que estava aqui dentro é irrecuperável. Vocês veem lá em cima as deusas, representando o espaço das musas, que é o museu, elas estão intactas. Para dar força para a nossa população tão sofrida com a história, com as ciências, nesse momento...vocês desculpem, mas não sei o que dizer, parece um pesadelo. Eu dormi, pensando que era um pesadelo, que eu ia acordar", disse aos prantos, tentando enumerar as perdas.

 

 

Você pode gostar