UPP Babilônia/Chapéu-Mangueira - Divulgação / Polícia Militar
UPP Babilônia/Chapéu-MangueiraDivulgação / Polícia Militar
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - A Polícia Militar reforçou o efetivo de policiais, na manhã desta terça-feira, no Leme, na Zona Sul do Rio, após homens armados - durante uma tentativa de invasão- - atacarem a base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Chapéu-Mangueira / Babilônia, no fim desta madrugada. O Grupamento de Intervenção Tática (GIF) foi chamado para o local.

Nesta manhã, os moradores tentavam voltar à rotina. No entanto, os locais contam que a madrugada foi de terror. Bandidos do Comando Vermelho (CV), que atuam na Babilônia, tentaram retomar o controle do tráfico de drogas do Terceiro Comando Puro (TCP) que hoje está no Chapéu-Mangueira. Durante a passagem do “bonde” — pelas vielas da comunidade — a base da UPP da localidade acabou sendo atacada pelos homens.

“Tudo começou por volta das 5h. Foi muito tiro. O contêiner atacado foi o que fica na entrada da mata”, disse um PM que pediu anonimato.

 

Policiamento é reforçado no Leme após ataque de criminosos - Severino Silva / Agência O Dia

“Acordamos com com rajadas de tiros. Foi assustador”, contou a aposentada Marília Guimarães Fernandes, de 67 anos, que mora no Leme há mais de 40 anos.

O funcionário de uma lanchonete que fica a duas ruas da comunidade disse que chegou para trabalhar “escutando muito tiro”.

'Protocolo vermelho'

Enquanto a PM subia e descia na favela, cerca de oito funcionárias da Clínica da Família Chapéu-Mangueira/Babilônia (que fica no alto da comunidade) decidiram não subir — obedecendo um protocolo de segurança que deve ser seguido em dias de confrontos. “Estamos avaliando se podemos ou não subir. Agora, estamos no nível vermelho. Existem alguns funcionários lá em cima. Vamos ver se vamos (trabalhar) ou não”, disse uma funcionária que não quis se identificar.

Policiamento é reforçado no Leme após ataque de criminosos - Severino Silva / Agência O Dia

O DIA apurou que todas as creches de dentro da comunidade estão fechadas na manhã desta terça-feira.

Segundo informações da UPP Babilônia/ Chapéu Mangueira, policiais militares da unidade foram atacados a tiros por criminosos na Ladeira Ary Barroso. "Os militares não realizaram disparos. No momento, a área está estabilizada. Sem registros de feridos, presos e apreendidos", disse a corporação em nota. 

Em um áudio divulgado pela página "Meu Leme Rio de Janeiro" é possível ouvir disparos na região; confira!

Você pode gostar