O blindado da UPP foi visto na região - Reprodução / Internet
O blindado da UPP foi visto na regiãoReprodução / Internet
Por Raimundo Aquino

Rio - O barulho que se ouviu ao longo desta terça-feira no Complexo do Alemão foi de tiros. E não foram poucos! Levantamento feito pelo aplicativo OTT-RJ mostra que durante todo o dia, o conjunto de favelas da Zona Norte do Rio registrou 15 tiroteios. Os primeiros disparos aconteceram por volta das 5h e os últimos lá pelas 20h. O número de tiroteios na região representa quase a metade de todos os relatos de troca de tiros feito no estado no mesmo dia e a metade da capital: foram 36 no estado (30 na cidade do Rio, três em Belford Roxo, dois em Japeri e um em Araruama).

Os números do aplicativo indicam que o montante registrado no Alemão nesta terça é quase quatro vezes maior do que o relatado nas regiões que vêm logo depois no ranking: Tanque e Vila Kennedy tiveram quatro tiroteios cada; Vicente de Carvalho dois; e Rio Comprido, Engenho da Rainha, Costa Barros, Irajá e Cordovil um, cada.

Já em relação a todo o ano, outubro está se encaminhando para bater o recorde mensal de tiroteios no Alemão. Ainda segundo o OTT-RJ, os confrontos no mês na região já atingiram a marca de 29, dois a menos do pico registrado em julho (31), o recorde até agora. Dentre os meses com mais incidência, agosto teve 18 relatos, março 17 e junho 15. Em todo o ano, até agora, os tiroteios no Alemão somam 160.

Marca foi alcançada em dia de operação da PM na região - Severino Silva / Agência O Dia

TIROTEIO NO ESTADO EM 9 DE OUTUBRO

Rio de Janeiro: 30

Complexo do Alemão: 15

Tanque: 4

Vila Kennedy: 4

Vicente de Carvalho: 2

Rio Comprido: 1

Engenho da Rainha: 1

Costa Barros: 1

Irajá: 1

Cordovil: 1

Belford Roxo: 3

Japeri: 2

Araruama: 1

A operação da PM durou todo o dia - Severino Silva / Agência O Dia

TIROTEIO NO ALEMÃO EM 2018

Janeiro: 10

Fevereiro: 12

Março: 17

Abril: 10

Maio: 9

Junho: 15

Julho: 31

Agosto: 18

Setembro: 9

Outubro (até o dia 9): 29

TOTAL: 160

Operação

O Batalhão de Ações com Cães apreendeu drogas durante a operação desta terça - Divulgação / Polícia Militar

A marca alcançada pelo Complexo do Alemão nesta terça começou a partir de uma operação da Polícia Militar na região. Agentes do Comando de Operações Especiais (COE) estiveram no conjunto de favelas desde o fim da madrugada para combater o tráfico de drogas nas localidades da Fazendinha e Nova Brasília. Até o fim da tarde, duas pessoas haviam sido presas e uma grande quantidade de drogas apreendida.

Na parte da noite, uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região foi atacada. Por causa disso, agentes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) foram acionados e voltaram às duas localidades. Durante a nova ação, dois homens foram presos e 19 tabletes de maconha, 3 mil pinos de pó branco, 4,5 mil pedras de crack e 4 mil sacolés de erva seca foram apreendidos.

Policiais militares foram vistos na região na parte da noite - Reprodução / Internet

Confira alguns vídeos de tiroteios que aconteceram no Alemão ao longo desta terça!

MANHÃ

TARDE

Você pode gostar