Fenaj vai levar caso de ameaça a Carlos de Lannoy a conselho do Congresso

Homem disse que jornalista da Globo 'vai pagar' por causa de reportagem sobre o carro de uma família que foi metralhado por militares do Exército na Zona Norte do Rio

Por RAI AQUINO

Presidente da Fenaj, Maria José Braga
Presidente da Fenaj, Maria José Braga -

Rio - A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) disse repudiar à ameaça feita ao jornalista Carlos de Lannoy por causa da reportagem sobre o carro de uma família que foi metralhada por militares Exército, na Zona Norte do Rio, neste domingo. A declaração foi dada pela presidente da entidade, Maria José Braga, que avisou que vai levar o caso do profissional da Rede Globo à reunião semanal que terá nesta segunda-feira no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

"Toda reunião do conselho a gente discute casos de violência a jornalistas e esse caso, com certeza, será apresentado na reunião desta semana", garante Maria José.

De Lannoy publicou em seu Twitter uma ameaça feita em um comentário em seu Instagram após a exibição de reportagem do caso no "Fantástico" deste domingo. A jornalista defende a identificação e punição do responsável.

"Mesmo sendo uma ameaça feita em rede social, o responsável tem que ser punido. A gente espera que essa seja uma questão individual e não institucional, que esteja ligada ao Exército", a jornalista afirma.

As ameaças a de Lannoy - Reprodução / Twitter

O autor da ameaça contra de Lannoy é um homem do Rio Grande do Norte, formado em Direito. Nas redes sociais, ele se diz admirador do ministro da Justiça, Sérgio Moro, de Jair Bolsonaro (PSL) e da ditadura militar.

A presidente da Fenaj, recomenda aos jornalistas que se vejam diante de uma situação similar ao do profissional da Rede Globo que procure suas empresas e sindicato responsável. 

"Em alguns casos, a Fenaj faz uma denúncia pública e acompanha o caso. Se for preciso, dependendo da gravidade, essa denúncia é feita tanto nacional quanto internacionalmente", Maria José explica.

Galeria de Fotos

Presidente da Fenaj, Maria José Braga LUCIO BERNARDO JR
As ameaças a de Lannoy Reprodução / Twitter

Comentários