Familiares se despedem de Isac Paes e Pedro Lucas, irmãos de 9 e 7 anos mortos em desabamentos na Muzema  - Marcio Mercante / Agência O Dia
Familiares se despedem de Isac Paes e Pedro Lucas, irmãos de 9 e 7 anos mortos em desabamentos na Muzema Marcio Mercante / Agência O Dia
Por *Rachel Siston

Rio - Dois irmãos de 9 e 7 anos, Isac Fabrício Paes Leme e Pedro Lucas Paes Leme, vítimas do desabamento na Favela da Muzema, no Itanhangá, foram enterrados na tarde desta quinta-feira no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju. A cerimônia foi marcada pela emoção e o tio das vítimas, Sandro Cunha Siqueira, irmão de Paloma Paes Leme, mãe das crianças, pediu em oração forças para ela, que segue internada e também perdeu o marido e uma filha adolescente, Lauane, 16 anos, que ainda não foram sepultados. Raimundo Nonato, pai das crianças, deve ser enterrado no Maranhão.

"Paloma é igual palmeira, enverga mas não quebra. Ela está de pé e vai contar a história dela", disse Sandro, no momento de prece. "Não é fácil perder o que ela perdeu. Ela vai sair disso", continuou, sendo acompanhado por uma salva de palmas. Sandro disse ainda que não acredita que haverá punição para os responsáveis pela tragédia. 

"Nesse Brasil não tem justiça, infelizmente vivemos em um país em que a corrupção é muito grande, o dinheiro fala mais alto. Então, podemos até esquecer a Justiça, não vai acontecer nunca, vai ser mais um documento engavetado. Está todo mundo envolvido, Prefeitura, todo mundo. Peço que Deus dê força para a minha irmã, para que ela possa sair dessa e consiga erguer a cabeça dela. Agora, Justiça? Não acredito em Justiça. Não tem como acreditar que no país que nós vivemos tem justiça." 

Algumas pessoas presentes no enterro usavam uma camisa com a imagem da família das crianças reunida em homenagem às vítimas. A sobrinha da vítima, Bianca Cunha Braga, conta que Paloma ainda não sabe de todas as mortes. 

"A minha tia (Paloma) só sabe da morte do marido e do Pedro Lucas. Na visita ela pergunta do Isac e da Lauana, e a gente diz que estão bem, mas não sabemos em qual hospital eles estão. Ela está bem, conversando, comendo, recebendo auxílio de psicólogo e assistente social. Juntamos a família toda agora pela manhã e vamos terminar de contar tudo. Agora, temos que esperar ela sair dessa. O Rafael também pergunta da mana Lauana, do mano Pedro e do mano Isac", disse Bianca. Ainda de acordo com a sobrinha de Paloma, ela está conversando e se lembra do momento do desabamento.

"Ela fala que quando fecha os olhos, vê tudo desabando na frente dela. Eles estavam saindo e a minha tia viu que já estava tremendo. Deu tempo do Isac e a Lauana correrem, eles estavam descendo a escada do sexto andar. Mas não teve jeito, eles foram achados bem depois, agarrados com o pai." 

Além das crianças, o pai delas, Raimundo Nonato do Nascimento, também foi vitimado na tragédia. Mãe das crianças e mulher de Raimundo, Paloma, segue internada, assim como outro filho pequeno, Rafael, de 4 anos. Ambos estão no Hospital Miguel Couto, na Gávea, e tem estado de saúde estável.

 

Rio de Janeiro, 17 de abril, Caju. Enterro de Isac Paes e Pedro Lucas no cemiterio do Caju zona portuaria do Rio vitimas do desabamento em Muzema . Foto Marcio Mercante / Agencia O Dia. - Marcio Mercante / Agencia O Dia

*Estagiária com supervisão de Adriano Araujo

Você pode gostar
Comentários