Operação da PM na Maré deixa cinco pessoas feridas

Linha Vermelha ficou fechada por cerca de 20 minutos

Por O Dia

Interdição levou pânico a que estava passando no local
Interdição levou pânico a que estava passando no local -
Rio - Uma operação da Polícia Militar no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, deixou cinco pessoas feridas nesta quarta-feira. Por causa da ação policial, a Linha Vermelha ficou fechada por cerca de 20 minutos, no início da tarde de hoje. 
Segundo a PM, militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) patrulhavam a comunidade Vila dos Pinheiros quando foram recebidos a tiros por criminosos e houve confronto. Após cessarem os tiros, em vasculhamento no local, os agentes encontraram Paulo Roberto Taveira, conhecido como "Cara Preta". Ele estava ferido e foi socorrido ao Hospital Geral de Bonsucesso. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do homem. 
Segundo a PM, "Cara Preta" constava como foragido da Justiça desde julho de 2017 e é apontado como uma das lideranças do tráfico da comunidade Chapéu Mangueira. Com o suspeito, os policiais apreenderam uma pistola. 
Durante as ações, um policial foi atingido no pé e socorrido ao Hospital Central da Polícia Militar (HCPM) no Estácio. O estado de saúde do militar é estável, de acordo com a corporação. 
A Polícia Militar informou que, até o momento, três pessoas, não identificadas, deram entrada por meios próprios em hospitais da região feridas por disparos de arma de fogo, sendo duas no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, e uma no Hospital Geral de Bonsucesso. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. 
Segundo a corporação, equipes do Batalhão de Choque (BPChq) apreenderam uma espingarda calibre 12, dois painéis balísticos, carregadores, munições, drogas a serem contabilizadas e um bloqueador de sinal GPS na comunidade Vila do João.

A PM informou que ao menos uma tonelada de maconha foi apreendida. Equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aeromóvel (GAM) também atuam na região. 
LINHA VERMELHA É FECHADA
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura (COR), a pista sentido Baixada Fluminense da via expressa foi fechada por volta das 12h40 e reabriu às 13h.
A interdição no trecho fez com que a saía 10B da Linha Amarela, no sentido Fundão, também ficasse fechada.
Via foi fechada no sentido Baixada - Divulgação / COR
As interdições aconteceram por moradores da região a mando de traficantes. Os criminosos estariam insatisfeitos com a operação da PM, que prendeu o chefe do tráfico de drogas do Morro Chapéu/Mangueira, no Leme (Zona Sul).
Em um áudio que circula nas redes sociais é possível ouvir uma troca de mensagens entre traficantes da Maré. Um deles manda o outro comparar gasolina ou álcool para fechar as vias que cortam a região.
"Vamos parar a Linha Vermelha, a Amarela e a Brasil", um traficante avisa. "Os alemão está tudo (sic) cercado para tacar fogo", outro criminoso diz; ouça!
 
Durante a manhã, também por causa da operação da PM na Maré, a Linha Vermelha foi fechada momentaneamente durante vários momentos.
NITERÓI
Além do chefe do tráfico do Chapéu/Mangueira, outro líder do comércio de drogas foi preso na Região Metropolitana do estado durante esta manhã. Uma ação conjunta entre a 76ª DP (Niterói) e o 12º BPM (Niterói) capturou o Jorge Fraga, de 40 anos, conhecido como Cachorrão no Morro do Estado.
CIDADE DE DEUS
A Cidade de Deus também é alvo de uma grande operação nesta quarta-feira. Lá, agentes do 18º BPM (Jacarepaguá) entraram em confronto com traficantes logo pela manhã. Um criminoso foi baleado e socorrido no Hospital Lourenço Jorge e uma grande quantidade de material foi apreendida.
A ação na comunidade da Zona Oeste do Rio também teve derrubada de construções irregulares às margens do Rio Grande e de barricadas montadas por traficantes. Alguns moradores tentavam fechar a Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes, que corta a região, em represália à ação.

Galeria de Fotos

Interdição levou pânico a que estava passando no local Reprodução / OTT-RJ
Via foi fechada no sentido Baixada Divulgação / COR
Motoristas enfrentam engarrafamento na volta para casa no fim de tarde de ontem, na Linha Vermelha, altura de Duque de Caxias Daniel Castelo Branco/Agência O Dia

Comentários