Presos na operação - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Presos na operaçãoReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Por RAFAEL NASCIMENTO e RAI AQUINO
Rio - A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) fez, na manhã desta terça-feira, uma operação para prender traficantes da comunidade Nova Grécia, em Tribobó, São Gonçalo. Os policiais estavam com 12 mandados de prisão, mas ninguém foi preso, já que os criminosos conseguiram fugir pela mata da região. Cinco mandados de apreensão foram cumpridos e uma arma foi encontrada.
Seis pessoas que não eram alvos da ação foram levadas para a DHNSG, em Niterói. Beatriz Silva do Anjos, Jeans da Silva Maia Júnior e Mikhael Wander Miranda Marins ficaram presos em flagrante por porte ilegal de arma e associação para o tráfico. Além disso, um Hyundai HB20 vermelho que estava com os três foi apreendido. Ele vai passar por perícia para ver se é fruto de clonagem.
Publicidade
Com o auxílio de um colaborador, os agentes procuraram por armas e munições que estariam enterradas no alto da comunidade. Ao menos oito fuzis e milhares de munições estariam armazenadas na mata. No entanto, como a área teria pegado fogo, o homem se perdeu e não conseguiu informar corretamente onde o material estaria escondido.
Mandados estão sendo cumpridos na comunidade Nova Grécia - Divulgação
INVESTIGAÇÃO
Publicidade
As investigações para a operação desta terça começaram em outubro do ano passado a partir de uma morte provocada pelo grupo. Os criminosos são investigados por cerca de 15 homicídios, todos contra adversários.
"Ao longo desses seis meses, outras mortes foram ocorrendo por disputa relacionada ao tráfico de drogas", conta o delegado Leonardo Afonso.
Publicidade
O principal alvo da investigação é Alessandro Luiz Vieira Moura, conhecido como Vinte Anos, de 41 anos, que comanda o tráfico de drogas na região. A quadrilha de Vinte Anos era da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA) e se aliou recentemente ao Comando Vermelho (CV). O bando atua de forma violenta para executar suas vítimas e desafetados.
Vinte Anos já esteve preso no Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, de onde fugiu em dezembro de 2017. O Disque Denúncia oferece uma recompensa de R$ 1 mil por informações que levem à sua captura.
Alessandro Luiz Vieira Moura, Vinte Anos - Reprodução/Internet e Divulgação / Disque Denúncia
Publicidade
A companheira de Vinte Anos levada para a DHNSG, mas foi liberada em seguida.
"(A detenção dela) foi só para esclarecer se ela teria alguma participação (no tráfico de drogas), mas nada foi comprovado", explica o delegado.
Publicidade
O braço direito de Vinte Anos, Rayane Nazareth Cardozo da Silveira, a Hello Kitty, 19, também é procurada. Hello Kitty é apontada como a responsável por diversos roubos em Niterói e São Gonçalo e figura atuante no controle do tráfico da Nova Grécia.
A operação teve o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), que usou blindados, além de um helicóptero da Polícia Civil.
Rayane Nazareth Cardozo da Silveira, a Hello Kitty - Reprodução/Internet e Divulgação / Disque Denúncia
Publicidade
NOVA GRÉCIA X MORRO DA COREIA
Situada às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104), a Nova Grécia é conhecida pelos constantes confrontos entre policiais militares e criminosos, que costumam fazer arrastões nas estradas do entorno. Há três meses, traficantes da comunidade estão em guerra contra rivais do Morro da Coreia
Publicidade
O clima na região ficou instável desde que Thomas Jayson Gomes Vieira, antigo 2N e agora 3N, de 26 anos, deixou o CV, em abril deste ano, e se aliou ao Terceiro Comando Puro (TCP). Essa mudança teria sido uma das causas do rompimento entre ele e Antonácio do Rosário, 35, o Schumakermorto pelo antigo aliado.
Disputa territorial entre traficantes acontece na comunidade Nova Grécia - Reprodução
Depois da morte de Schumaker, 3N deixou São Gonçalo e se abrigou no Complexo da Maré, na Zona Norte da capital. De lá, ele controla o tráfico do Morro da Coreia, com pretensões de voltar a expandir seus domínios na região, principalmente sobre comunidades controladas pelo CV.
Publicidade
Com medo, líderes do Comando Vermelho resolveram contra-atacar e tentam invadir a Coreia, sem sucesso.
Os traficantes do CV na região fazem parta da "Tropa do Coroa", liderada por Antônio Hilário Ferreira, o Rabicó, que, mesmo preso em Mossoró, no Rio Grande do Norte, é o chefão do Comando Vermelho no município.
Policiais estão nas ruas desde o fim da madrugada - Divulgação