Projétil atingiu janela de moradora - Whatsapp O DIA (98762-8248)
Projétil atingiu janela de moradoraWhatsapp O DIA (98762-8248)
Por *Natasha Amaral
Rio - Uma guerra entre facções rivais vem assustando moradores de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Bandidos ligados ao Comando Vermelho (CV) tentaram invadir e tomar os pontos de venda de drogas da comunidade da Coreia – que atualmente são controlados pela facção Terceiro Comando Puro (TCP), que tem o traficante 3N como líder da área. Por conta do tiroteio, uma casa foi atingida por bala perdida no fim da madrugada desta sexta-feira.

Segundo a moradora, que não quis se identificar, o clima na região é de total insegurança e o confronto teria começado há três dias. "Moro aqui há quarenta anos e nunca vi isso. Estão tentando invadir a comunidade da Coreia e o tiroteio aconteceu pelo terceiro dia consecutivo. Nessa madrugada, os tiros só pararam às 3h da manhã. Quando acordei, desci e vi que a janela tinha um buraco de tiro e logo achei o projétil".

"Eu estou totalmente apavorada. Passo as noites em claro com meus filhos e, mesmo não sendo mais crianças, não os tenho deixado sair. A comunidade fica do outro lado da via, sei que a região sempre teve uma facção, mas nunca tinha acontecido isso. O clima é de insegurança total", desabafou a moradora.

O clima na região ficou instável desde que o traficante Thomas Jayson Gomes Vieira, o antigo 2N e agora 3N, deixou o Comando Vermelho, em abril deste ano, e se aliou ao Terceiro Comando Puro. Essa mudança teria sido uma das causas do rompimento entre ele e Antonácio do Rosário, de 35 anos, o Schumaker – morto pelo antigo aliado.
Desde que deixou o Comando Vermelho e se aliou ao Terceiro Comando, o traficante Thomas Jayson Gomes Vieira vinha articulando invasões a comunidades controladas pelo CV. Com medo, líderes do CV resolveram contra-atacar e tentaram invadir a comunidade da Coreia – sem sucesso.
Publicidade
Em um vídeo que circula na Internet, o traficante conhecido como Jogador – aliado do 3N – aparece comemorando o sucesso após defender a comunidade da Coreia da invasão. "É o TCP po***. Aqui que eles estavam fazendo vídeo. Eles correm bem. Tem que respeitar", disse.
Traficante conhecido como Jogador, aliado do 3N - Reprodução
Publicidade
Em nota, a Polícia Militar confirmou os relatos de invasão e informou que, ao longo desta sexta-feira, não houve informações de confrontos. "A Polícia Militar informa que, no decorrer da semana, houve confrontos entre facções rivais na comunidade da Coreia, em São Gonçalo. Após tomar conhecimento dos fatos, o comando do 7º BPM (São Gonçalo) reforçou o patrulhamento na região. Não há informações de confrontos, nesta sexta-feira". 
Vítimas de bala perdida
Publicidade
Um idoso foi baleado, na manhã de quarta-feira (10), quando estava a caminhos do trabalho. Luiz Sergio de Menezes, de 68 anos, foi ferido no braço e na perna direita, no bairro Rocha. Ele foi levado para o Pronto Socorro Central de São Gonçalo (Zé Garoto), passou por atendimento e logo recebeu alta.

No dia seguinte (11), uma idosa foi baleada dentro de sua casa no bairro Jóquei, também em São Gonçalo. Alzira Alves, de 77 anos, foi socorrida por vizinhos e levada para o Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê. Ela foi atendida pelo centro de trauma da unidade e logo liberada.

Em maio, uma outra idosa morreu após ser vítima de bala perdida durante um confronto entre policiais do 7º BPM (São Gonçalo) e traficantes da comunidade da Força, no mesmo município. Marli Pereira Tecla, de 65 anos, foi levada para o Hospital Estadual Alberto Torres, mas não resistiu aos ferimentos.
Traição e morte de Schumaker

Schumaker Antonacio do Rosário, o Schumaker, antigo chefe do tráfico de drogas do Jardim Catarina, teria sido assassinado por Thomas Jayson Gomes Vieira, antigo 2N e agora 3N, antigo chefe do Salgueiro. Uma das causas do rompimento entre os dois criminosos seria a mudança de facção de Thomas Jayson Gomes Vieira, o 3N. Além dele outros quatro traficantes foram assassinados; dentre eles Diego Junior de Souza Silva, o Esquilo. 
Publicidade
Em um vídeo que circula na Internet, o antigo chefe do tráfico de drogas do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, aparece dizendo que agora é o "3N".
Publicidade
*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes