Banhistas contrariam decreto e permanecem na areia na orla da Zona Sul do Rio - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Banhistas contrariam decreto e permanecem na areia na orla da Zona Sul do RioGilvan de Souza / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - A cidade do Rio apresentou uma taxa de isolamento de 47% no primeiro domingo da fase 5 de flexibilização da Prefeitura. O monitoramento é feito pela empresa CyberLabs a partir da captação em tempo real de aglomeração de pessoas em locais externos dos bairros Centro, Barra, Tijuca, Copacabana, Ipanema e Leblon.
Entre os bairros monitorados, o que apresentou a maior taxa de isolamento foi o Centro (67%), a menor ficou com a Barra da Tijuca (35%). A Tijuca apresentou 43%, Copacabana, 56%, e os bairros Ipanema e Leblon, 54%.
Publicidade
O isolamento foi menor do que os registrados nos últimos dois domingos. Em 26/7 a taxa ficou em 52%, já em 19/07 foi de 51%.
A empresa ressalta que o novo contexto da fase 5 de flexibilização, em que a faixa de areia ainda não pode ser frequentada, demanda foco das câmeras da prefeitura em áreas que fogem da análise dos algoritmos da empresa. "Estamos trabalhando junto a prefeitura para melhor adaptar as análises ao contexto e manter a consistência dos indicadores", diz.
Publicidade
O primeiro domingo da Fase 5 das medidas de flexibilização da prefeitura do Rio foi marcado por cenas de desrespeito nas praias da Zona Sul carioca. Descumprindo as medidas de prevenção do novo coronavírus, centenas de banhistas insistiram em permanecer nas areias das praias. Na Zona Norte, houve o inverso. No maior parque a céu aberto do subúrbio, o Parque Madureira, famílias se reuniram para aproveitar o dia de sol. Os piqueniques eram feitos respeitando o distanciamento social.