Complexo de São Carlos tem novo confronto depois que Bope entrou na comunidade, no início da tarde desta quinta-feira - Anderson Justino/ Agência O DIA
Complexo de São Carlos tem novo confronto depois que Bope entrou na comunidade, no início da tarde desta quinta-feiraAnderson Justino/ Agência O DIA
Por Anderson Justino
Rio - Um intenso tiroteio voltou a assustar os moradores do Morro de São Carlos, no Estácio, Região Central do Rio no início da tarde desta quinta-feira. O complexo de favelas, que é dominado pela facção Terceiro Comando Puro (TCP) sofreu uma tentativa de invasão de traficantes do Comando Vermelho durante a madrugada. A disputa vitimou uma jovem de 25 anos, enquanto tentava proteger o filho.

Galeria de Fotos

Complexo de São Carlos tem novo confronto depois que Bope entrou na comunidade, no início da tarde desta quinta-feira Anderson Justino/ Agência O DIA
Criminoso baleou porteiro de raspão para conseguir entrar em prédio Anderson Justino/ Agência O DIA
Policiais do Bope conseguiram rendição de bandido que manteve mulher e criança de 5 anos reféns no Rio Comprido, Zona Norte do Rio Anderson Justino/ Agência O DIA
Policiais do Bope conseguiram rendição de bandido que manteve mulher e criança de 5 anos reféns no Rio Comprido, Zona Norte do Rio Anderson Justino/ Agência O DIA
Tiroteio aconteceu na noite desta quarta-feira Reprodução / Internet
Publicidade
Por volta de 12h30, começaram os novos confrontos. O Bope faz uma varredura na comunidade. Com a chegada dos militares, os bandidos da facção Comando Vermelho começaram a deixar o morro por matas, dando início aos confrontos. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra bandidos encurralados atrás de condomínios no Rio Comprido.
Publicidade
Na Rua Maia Lacerda, policiais militares tentam há pelo menos uma hora entrar em um acordo com criminosos para que eles se entreguem e deixem a casa onde fazem uma família refém, na tarde desta quinta-feira. Há pelo menos cinco bandidos armados no local.
De acordo com as primeiras informações, parentes de alguns criminosos foram chamados para ir até a região para tentar uma negociação para que eles se rendam.
Publicidade
A Polícia Militar atua com patrulhamento ostensivo na região dos bairros Catumbi, Estácio e Rio Comprido nesta quinta-feira. Na noite de quarta-feira, grupos criminosos entraram em confronto nesta área central da cidade do Rio. Três pessoas feridas deram entrada no Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA), onde uma delas faleceu.

As intervenções das equipes policiais deslocadas para a região resultaram, até o momento, na apreensão de cinco fuzis, três pistolas, artefatos explosivos e munições.

As equipes policiais do 5ºBPM (Praça da Harmonia) em cerco no Catumbi foram atacadas e reagiram. Após cessar o confronto, um indivíduo foi localizado ferido, sendo apreendidos uma pistola, um carregador, granada e colete. Dois carros foram recuperados. O ferido foi socorrido ao Hospital Municipal Souza Aguiar.

Na região das comunidades Mineira e São Carlos, disparos foram feitos e houve lançamento de artefatos explosivos contra policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), que revidaram diante da ação criminosa. Cessando os tiros, um criminoso foi encontrado ferido e foi socorrido ao Souza Aguiar. Houve apreensão de três fuzis, uma pistola, carregadores, munições, oito granadas, bombas artesanais e drogas. Um policial do Choque ficou ferido e foi socorrido ao Hospital Central da Polícia Militar, apresentando estado estável.

Durante cerco tático feito pelo 4ºBPM (São Cristóvão), pelo Choque e RECOM a criminosos em fuga no Rio Comprido, as equipes depararam-se com o veículo usado por eles. Depois de ocorrer confronto, três deles foram localizados - um estava em óbito e outros dois feridos - e dois fuzis, uma granada e uma pistola foram apreendidos, além de munições. Os feridos foram socorridos aos hospitais municipais Souza Aguiar e Salgado Filho.

Um criminoso conseguiu seguir em fuga e entrou em um prédio na Rua Aristides Lobo, onde duas mulheres e uma criança foram mantidas reféns. Policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) prenderam o criminoso após negociação, sendo apreendidos uma pistola calibre .40 com "kit rajada", carregadores e cinco rádios comunicadores. O porteiro do prédio foi ferido durante a invasão do criminoso e foi socorrido ao Souza Aguiar.

As ocorrências foram encaminhadas para 6ª DP, 19ª DP e Delegacia de Homicídios.
*Colaborou Beatriz Perez