Coronavac: vacina feita pelo laboratório chinês Sinovac e Instituto Butantan
 - Divulgação
Coronavac: vacina feita pelo laboratório chinês Sinovac e Instituto Butantan Divulgação
Por Beatriz Perez
Rio - A indisponibilidade de voos de carreira para trazer doses de vacina ao Rio de Janeiro frustrou a expectativa do governo do Rio, que esperava a chegada dos imunizantes às 13h. A informação foi dada por meio da assessoria de imprensa do governo aos jornalistas que estavam reunidos para uma coletiva com o governador no Aeroporto Santos Dumont no início da tarde desta segunda-feira.
O governo tenta negociar com empresas aéreas e estuda fretar um avião para buscar as doses em São Paulo. Outros estados terão o frete realizado pela FAB, não é o caso do Rio de Janeiro.

Segundo a assessoria, o governo tenta trazer as doses pelas empresas Gol e Azul, mas ainda não obteve êxito por indisponibilidade de voos. O Estado tenta trazer as doses até ás 17h desta segunda-feira, mas a logística ainda está indefinida.
Publicidade
A empresa área Azul informou que o Ministério da Saúde solicitou o apoio da Azul para alguns fretamentos e para a utilização de voos regulares para transportar a vacina a 13 cidades brasileiras. O Rio de Janeiro está incluído neste planejamento, inclusive com dois voos dedicados que chegam hoje e na madrugada. Eles partem às 18h15 e 3h40 de terça-feira de Guarulhos, em São Paulo.
Vacinação estava marcada para iniciar às 17h
Publicidade
A vacinação no Estado do Rio estava marcada para ser iniciada em um evento com o governador Cláudio Castro e com o prefeito Eduardo Paes no Cristo Redentor, ás 17h, horário em que começa a campanha em todo o país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no domingo (17) o uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzidas no Instituto Butantan, em São Paulo, e Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, no Rio.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, o município deve receber 231.840 doses da vacina CoronaVac.