Distribuição das vacinas de Niterói para as cidades do estado  - Divulgação / Mauricio Bazilio
Distribuição das vacinas de Niterói para as cidades do estado Divulgação / Mauricio Bazilio
Por O Dia
Rio - As doses do primeiro lote das vacinas da covid-19, reservado para o Rio de Janeiro, já começaram a ser distribuídas nos 92 municípios do estado. Os helicópteros levam as doses de Niterói, na Região Metropolitana, para as cidades do interior.
O Ministério da Saúde encaminhou 487.520 doses que serão aplicadas em duas fases em idosos que estão em abrigos e profissionais da área da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia.
O último lote chegou por volta das 4h30 no Aeroporto Galeão e foi levado diretamente para o Centro de Distribuição em Niterói. As vacinas chegaram em cinco voos de Guarulhos para o Rio. Por conta de uma confusão na logística, ocorreu um atraso na entrega, anunciada para às 13h de segunda-feira. 
Publicidade
Governo do Rio realiza distribuição de vacinas contra a Covid-19

As doses estão sendo transportadas em vans, caminhões e em helicópteros da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Todas as cidades do estado receberão o imunizante ainda hoje, sgeundo o Governo do Estado. Até as 10h50 da manhã 68 municípios receberam as doses. Confira lista abaixo:

Cidades que já receberam as vacinas (atualização das 10h50)

Por terra - 33 municípios
Publicidade
Pinheiral
Búzios
Casimiro de Abreu
Rio das Ostras
Barra do Piraí
Mendes
Engenheiro Paulo de Frontin
Miguel Pereira
Vassouras
Paty do Alferes
Areal
Levy Gasparian
Sapucaia
Saquarema
Araruama
Iguaba Grande
São Pedro da Aldeia
Cabo Frio
Arraial do Cabo
Quatis
Piraí
Rio Claro
Porto Real
Rio das Flores
Mesquita
Nilópolis
Japeri
Queimados
Itaboraí
Tanguá
Rio Bonito
Silva Jardim
Niterói

Por ar - 35 municípios
Duas Barras
Bom Jardim
Trajano de Moraes
Macuco
Santa Maria Madalena
São Sebastião do Alto
Cantagalo
Carmo
Nova Friburgo
Varre-Sai
Porciúncula
Natividade
Bom Jesus de Itabapoana
Italva
Laje do Muriaé
São José de Ubá
Cambuci
Santo Antônio de Pádua
Aperibé
Itaocara
Conceição de Macabu
Carapebus
Quissamã
São Francisco de Itabapoana
São João da Barra
Cardoso Moreira
São Fidélis
Três Rios
Paraíba do Sul
Paracambi
Barra Mansa
Resende
Itatiaia
Volta Redonda
Valença
Publicidade
O Rio de Janeiro vacinou as duas primeiras pessoas contra a covid-19, na tarde desta segunda-feira (18), aos pés do Cristo Redentor. Terezinha da Conceição, 80, e Dulcinéia da Silva Lopes, 59 anos, técnica de enfermagem, foram as imunizadas. Eles devem receber a segunda dose da CoronaVac em 28 dias.
Secretário cobra rigor e minimiza atraso
Publicidade
O secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, disse nesta terça-feira que “tem de haver controle rígido” na aplicação da vacina da covid-19 pelos municípios. A declaração dada em entrevista ao Bom Dia Rio, enquanto ele acompanhava a distribuição das doses em Niterói, na Região Metropolitana, para as cidades do interior.
"Tem que ter controle, controle rígido, porque essa vacina são duas doses. Então, não adianta o município distribuir todas as doses agora", comentou Chaves. "Vamos fazer as normas para fazer a primeira agora e a segunda daqui a 28 dias", completou.
Publicidade
Na entrevista, o secretário minimizou os atrasos da chegada das doses da vacina e contou que estava preparado para iniciar o calendário nesta quarta-feira. “Nada de atraso. Não é a primeira operação que eu faço, já estou velho. Não pode chegar de correria. Tudo começa no oba-oba e termina no epa-epa. Tem de pensar no atraso de aeronave, de aeroporto”, disse Chaves. “Na minha opinião como técnico, na minha cabeça, era no dia 20”, pontuou.
O secretário também fez um importante alerta para a população. “Temos de fazer a salvaguarda. Quem tomou o Butantan não pode tomar a AstraZeneca. É tudo cadastrado."