As lojas do Saara estarão fechadas no feriado desta quarta-feira - Daniel Castelo Branco
As lojas do Saara estarão fechadas no feriado desta quarta-feiraDaniel Castelo Branco
Por O Dia
Rio - O Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, será celebrado nesta quarta-feira no Rio. Com isso, diversos estabelecimentos e serviços funcionarão em horários diferentes do convencional. As agências bancárias, dos Correios e postos do Detran, por exemplo, não funcionarão. As lojas do Saara também não irão funcionar. Já os supermercados, shoppings, pontos turísticos e meios de transporte vão abrir em horário especial. Confira:
Supermercados
Publicidade
Todas as unidades do Extra Hiper funcionarão em horário normal no dia 20 de janeiro. As lojas de Alcântara, Boulevard, Niterói, Teresópolis e Friburgo abrirão das 7h às 22h. Já Tijuca, Nova Iguaçu, Extra Barra, Maracanã, São Gonçalo Centro, Galeão e Cabo Frio, das 7h às 23h. São Gonçalo, Petrópolis, Volta Redonda, Itaipu, Alto da Serra e Itaipava, das 8h às 22h. As unidades do Grande Rio e Carioca, das 8h às 23h. As lojas do Mercado Extra também abrirão normalmente, das 7h às 22h.

As lojas do Pão de Açúcar funcionarão normalmente, das 7h às 22h. As unidades Marquês de Abrantes, Voluntários da Pátria, Américas, Jardim Botânico, Leblon, Paróquia e Ingá ficarão aberta até às 23h. Já as lojas do Flamengo e Copacabana, até às 21h.

Já as unidades do Assaí Atacadista no município do Rio vão funcionar das 8h às 18h no dia 20 de janeiro. As demais unidades no Estado abrirão normalmente, das 7h às 22h.
O Mundial vai abrir as portas até às 14h, com exceção das filiais Recreio e Abelardo Bueno, que ficarão abertas até às 21h. O Guanabara terá o mesmo horário de funcionamento para todas as unidades, de 8h às 22h. 
Publicidade
Shoppings
Na Zona Norte, o Nova América em Del Castilho, e o Boulevard Rio em Vila Isabel, lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h e as opções de alimentação das 11h às 22h. Já no Madureira Shopping as lojas e quiosques funcionarão das 15h às 21h e as opções de alimentação das 12h às 21h. As lojas e quiosques do NorteShopping e Shopping Tijuca funcionarão das 13h às 21h; praça de alimentação e restaurantes abrem das 12h às 22h.
Publicidade
Na Zona Sul, no shopping Botafogo Praia, as lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h e os restaurantes a partir das 12h até 21h.
Já na Zona Oeste, o Via Parque Shopping vai abrir as lojas de 15h às 21h e alimentação de 12h às 22h. No Recreio Shopping o horário das lojas é 13h às 21h e da alimentação 12h às 21h. O Barra Shopping vai abrir as lojas de 13h às 21h e alimentação e drogarias de 12h às 22h.
Publicidade
Turismo
Os principais pontos turísticos do Rio também estarão abertos para visitas nesta quarta-feira. O bondinho do pão de açúcar funciona de 10h às 19h, já para o Cristo Redentor, os horários variam de acordo com o acesso: pelo trem do corcovado o acesso é de 8h às 16h30, com entrada até às 15h; pelas vans do trajeto Paineiras-Corcovado o acesso é de 8h às 17h. O AquaRio abrirá de 10h às 18h, com entrada no circuito até às 17h. A roda gigante RioStar também vai funcionar de 10h às 18h.
Publicidade
Transportes
Nesta quarta-feira, o MetrôRio, funcionará das 7h às 23h, como já acontece normalmente nos feriados. Neste dia, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) também operarão normalmente, em esquema de feriado, das 7h às 22h30.
Publicidade
As linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca terão funcionamento normal no feriado, com operação das 6h à meia-noite e intervalos de 12 a 20 minutos ao longo dia. Já o BRT Rio vai funcionar com a mesma operação usada aos domingos.
A CCR Barcas vai operar com a grade de fins de semana. Sendo assim, na linha Arariboia, as travessias acontecerão a cada 60 minutos das 5h30 às 20h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 21h no trajeto Rio-Niterói. Já na linha Paquetá, as viagens ocorrem conforme disponível no site. A linha Cocotá não funcionará.