O secretário Municipal de Sáude, Daniel Soranz - Luciano Belford / Agencia O Dia
O secretário Municipal de Sáude, Daniel SoranzLuciano Belford / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - O secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que todas as unidades de saúde da Prefeitura do Rio vão estar abertas para a vacinação dos profissionais da saúde contra a covid-19 nesta quarta-feira. Soranz espera que todas as 231.840 doses da Coronavac que a cidade recebeu sejam aplicadas até o próximo sábado.
"A grande maioria dessas doses vai ser aplicada hoje. Em alguns hospitais, isso pode demorar um pouco mais e levar até sete dias para aplicar as doses em todos os profissionais, de acordo com as escalas de plantão. Mas a ideia é que essas doses durem até o dia 23, no máximo", projetou, em entrevista à TV Globo.
Publicidade
A imunização contra o novo coronavírus no estado começou, de forma simbólica, na segunda-feira, com as duas primeiras pessoas vacinadas aos pés do Cristo Redentor. Ontem, foi a vez de profissionais do Hospital Ronaldo Gazolla e de idosos do Abrigo Cristo Redentor.
"Ontem, foi um dia muito importante para os profissionais de saúde e para muitas pessoas que receberam a primeira dose da vacina. Tem muita gente com mais de 60 (anos) em casa de repouso que estava com muito medo de pegar covid-19", afirmou.
Publicidade
O secretário reforçou os grupos prioritários dentre os profissionais de saúde que vão ser imunizados nessa primeira leva de vacinas; são eles:
. Profissionais de UTI e de enfermarias que atendem síndrome respiratória aguda, que na maioria dos casos é covid-19
Publicidade
. Profissionais que estão na linha de frente das emergências
. Profissionais ligados às campanhas de vacinação, nas clínica de família ou nos centros municipais de saúde
Publicidade
"Sempre tem que se dar preferência aos profissionais que estão afastados por conta de comorbidades ou que tenham mais de 60 para que o sistema de saúde possa recompor a sua força de trabalho e esses profissionais possam ajudar a salvar mais vidas", defendeu.
INSUMOS
Publicidade
Soranz também comentou sobre a demora da vinda de insumos da China para produção da vacina do consórcio AstraZeneca/Oxford pela Fiocruz. Ontem, a Fundação previu apenas para março o início da produção do imunizante por causa desse atraso.
"A gente espera que essa questão internacional dos insumos das vacinas seja resolvido em uma discussão intensa com os outros países que produzem a matéria-prima, já encomendada nos acordo de cooperação. Então, a gente espera que isso seja cumprido e que a gente consiga de fato trazer vacinas para toda a população", torceu.
Publicidade
ABRIGOS
Além das unidades de saúde, os abrigos mantidos pelo estado e a prefeitura também vão receber a Coronavac nesta quarta-feira. Além dos moradores, os profissionais que trabalham nesses locais também serão imunizados.
Publicidade
Das unidades da prefeitura, apenas o Abrigo Cristo Redentor já recebeu as vacinas até o momento. Os idosos da casa de repouso de Higienópolis, na Zona Norte, foram imunizados ontem.